Este ensopado de enguias vai invadir os seus jantares de grupo!

Este ensopado de enguias vai invadir os seus jantares de grupo!

Eis um ensopado de enguias que é tão delicioso que vai levar qualquer um à loucura!

Reunir com a família e os amigos à volta da mesa é uma ocasião perfeita para partilhar. Partilhar as chatices do trabalho, as alegrias da vida… e uma ou outra receita típica portuguesa. Os amantes de carne podem ficar deslumbrados com um belo arroz de pato, mas, para quem gosta da comida que vem do mar, o ensopado de enguias deve estar no top 3!

Receita de ensopado de enguias
Ingredientes:

– 1 kg de enguias
– Sal
– 3 cebolas médias
– 4 dentes de alho laminados
– 2 folhas de louro
– 5 tomates pequenos
– 1 litro de água
– 1 colher de sopa de colorau em pó
– 1/2 pimento vermelho
– 1/2 pimento verde
– 1/4 litro de vinho branco
– 1 pão duro

Preparação:

Depois de amanhar as enguias (também pode pedir na peixaria para o fazerem), limpe-as e fatie-as. Tempere com sal. Deixe que escorra.
Tire a casca e fatie as cebolas e os dentes de alho, além das folhas de louro. Ponha ao lume num tacho com o azeite. Deixe alourar um bocado e, quando ficar translúcido, acrescente o tomate, fatiado às rodelas, e a água. Deixe que ferva bem e depois junte o colorau e o vinho branco.
Deixe que ferva sem tampa. Acrescente as enguias. Mexa bem. Aguarde que ferva outra vez, corrija o sal e tempere com pimenta, acrescentando ainda os pimentos vermelho e verde já fatiados.
Tape o tacho e deixe que coza ao longo de uns 15  minutos. Desligue.
Se quiser acompanhar com pão, corte em fatias finas e torre-as ligeiramente no forno. Coloque-as no fundo de uma terrina, coloque os ingredientes e tempere com o molho.
Sirva decorado com ervas, se quiser.

Prove receitas cujo principal ingrediente é a portugalidade! É o caso de um caldo verde ou desta francesinha tão boa!


Related Posts

Bifanas no pão à moda de Vendas Novas: simplesmente deliciosas!

Bifanas no pão à moda de Vendas Novas: simplesmente deliciosas!

Vai ter tanta vontade de repetir muitas e muitas vezes estas bifanas no pão à moda de Vendas Novas! Não há dúvidas de que o Alentejo é uma região rica em sabores, uns que conseguem ser mais irresistíveis mais do que outros! Um pouco para […]

Receita tradicional e deliciosa de cavacas das Caldas

Receita tradicional e deliciosa de cavacas das Caldas

Esta receita de cavacas das Caldas é do melhor que há nos doces portugueses! Quando chega a hora de preparar – e de provar – doces, não há que enganar: espera-nos uma receita de comer… e pedir por mais, muito mais! Mas sempre que se […]