Sabia que existem hábitos simples que nos fazem engordar? Dormir demais é apenas “a ponta do iceberg”…
É verdade que há certos alimentos que contribuem para aumentarmos de peso. Mas a alimentação não é o único fator a ter em conta quando queremos emagrecer. Por exemplo, a prática de desporto é fundamental para contar com um corpo em forma. Sem falar que há certos hábitos simples que nos fazem engordar. E, ainda por cima, são hábitos que costumamos adotar todas as manhãs.
1 – Dormir demais
Sim, dormir demais origina um aumento de peso. E não só porque está parado durante o sono (obviamente). Mas porque um sono regular que dure mais do que 10 horas faz o seu índice de massa corporal (IMC) aumente drasticamente. Sem contar que, quanto mais tempo passa a dormir, menos energia o seu corpo vai gastar, e menos calorias ele vai consumir. Mas não se engane: gastamos muitas calorias durante o sono, para manter o corpo a funcionar e repor as coisas perdidas. Mas, tenha cuidado, pois o oposto é ainda pior…
2 – Dormir pouco
Quanto menos horas de sono você tem, maior vai ser a produção da hormona cortisol no seu organismo. Essa hormona faz com que você queira comer, e uma produção excessiva vai fazer com que você fique faminto com mais frequência e por mais tempo. Ou seja, dormir pouco faz com que você queira comer mais do que precisa, e se você come muito, acaba por engordar. A quantidade ideal de sono é de 7 a 9 horas, dependendo da sua rotina e necessidades fisiológicas.
3 – Ficar no Escuro
Quando acorda e deixa as persianas e/ou cortinas fechadas, ou se esconde debaixo do cobertor para ficar mais escurinho, acaba por aumentar de peso. De acordo com uma pesquisa, as ondas de Luz Azulada, emitidas pelo Sol da manhã, ajuda o seu corpo a “acordar”, e ativa o metabolismo. Pelo menos de 20 a 30 minutos dessa Luz são suficientes para ajudar a diminuir o seu peso. Por isso, tente tomar o pequeno-almoço junto de uma janela, ou ficar próximo dessa luz enquanto acorda e arruma as suas coisas.
4 – Dormir numa cama de má qualidade
Uma pesquisa feita pela American Academy of Sleep Mediicne mostrou que dormimos melhor numa boa cama e que o nosso peso diminui, se a nossa cama (e consequentemente, o nosso sono) forem bons. Um bom sono é o caminho para um peso saudável.
5 – Não se pesar
De acordo com a Universidade de Cornell, pesar-se todos os dias é uma forma muito eficiente de emagrecer. Isso ajuda-o a controlar o seu peso e a ter uma disciplina alimentar melhor. O melhor horário para se pesar é durante a manhã, quando o corpo tem menos líquidos retidos.
6 – Comer muito, de uma vez
Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv afirmam que comer muito pela manhã estraga o nosso corpo. Devemos tomar o pequeno-almoço com aproximadamente 600 kcal, entre hidratos de carbono, proteínas e até “doces”. Essa quantidade ajuda-nos a manter a dieta e os hábitos alimentares durante o dia.
7 – Não se exercitar
Parece óbvio, mas não estamos a falar apenas de ginásio. São as pequenas coisas, que juntas, podem fazer a diferença na queima daqueles quilinhos a mais. Subir escadas em vez de ir de elevador, ir a pé ao mercado da esquina em vez de ir de carro, fazer exercícios simples em casa…
E se juntarmos uns pratos saudáveis, tanto melhor, não acha? Já experimentou uns batidos de fruta e vegetais ou uns muffins de batata doce?