Sou do tempo em que quem trazia os presentes não era o Pai Natal, mas o Menino Jesus!

Sou do tempo em que quem trazia os presentes não era o Pai Natal, mas o Menino Jesus!

Pai Natal?! Quando era pequeno quem colocava os presentes no sapatinho era o Menino Jesus!

Apesar de ser uma pessoa bastante ligada ao presente e ter sempre os olhos colocados no futuro, quando chega o Natal, acabo por ficar nostálgico. Começo logo a recordar-me dos tempos da infância e adolescência, da comida da mãe e da avó… e até de tradições natalícias que não existem mais. Por exemplo, quem diria que, quando eu era pequeno, era o Menino Jesus quem trazia os presentes e não o Pai Natal?

A verdade é que o Pai Natal foi desenhado pela primeira vez com a sua roupa vermelha e as suas barbas brancas num jornal americano, no final do século XIX. Porém, ainda demorou algum tempo até que o “velhinho simpático” ganhasse verdadeira popularidade no nosso país.

Por aquilo que me lembro, nos Açores, nos começos dos anos 80, as crianças associavam o Menino Jesus à figura que lhes colocava os tão desejados presentes no sapatinho. Eu era uma delas! E até era uma tradição com uma certa lógica: afinal, o Natal é a celebração do nascimento do Menino Jesus e faz sentido que seja ele o protagonista desta quadra para os mais pequenos.

Daí ter estranhado quando a figura do Pai Natal começou a ser mais popular: porque é que aquele velhinho de barbas, vindo da Lapónia através de um trenó, é quem distribuía os presentes?

É tal e qual como aquela célebre frase diz: primeiro, estranha-se; depois, entranha-se. E, nos dias de hoje, para mim, o Pai Natal também passou a ser indissociável a esta época tão especial.

Partilhe estas e outras histórias de outros tempos com os seus filhos e netos na noite da Consoada! Entre rabanadas e sonhos, eles vão adorar escutar estas curiosidades!


Related Posts

Com a ajuda da Alexandra Lencastre, preparei este tronco de Natal delicioso!

Com a ajuda da Alexandra Lencastre, preparei este tronco de Natal delicioso!

É a receita que faltava na sua Consoada: fique com este tronco de Natal! Os fãs de doces podem ficar descansados: na noite da Consoada, o que não faltam são pratos para adoçar o paladar de quem não resiste a este tipo de sabores. Que […]

Uma das melhores receitas de arroz-doce para este Natal… com Helena Isabel!

Uma das melhores receitas de arroz-doce para este Natal… com Helena Isabel!

Eis uma rica sugestão para a sobremesa de Natal: uma das melhores receitas de arroz-doce que já preparei! Há lá melhor coisa do que reunir a família à mesa num evento, como o Natal, e com um doce tipicamente português? Pelo menos cá em casa […]