Sou do tempo em que quem trazia os presentes não era o Pai Natal, mas o Menino Jesus!

Sou do tempo em que quem trazia os presentes não era o Pai Natal, mas o Menino Jesus!

Pai Natal?! Quando era pequeno quem colocava os presentes no sapatinho era o Menino Jesus!

Apesar de ser uma pessoa bastante ligada ao presente e ter sempre os olhos colocados no futuro, quando chega o Natal, acabo por ficar nostálgico. Começo logo a recordar-me dos tempos da infância e adolescência, da comida da mãe e da avó… e até de tradições natalícias que não existem mais. Por exemplo, quem diria que, quando eu era pequeno, era o Menino Jesus quem trazia os presentes e não o Pai Natal?

A verdade é que o Pai Natal foi desenhado pela primeira vez com a sua roupa vermelha e as suas barbas brancas num jornal americano, no final do século XIX. Porém, ainda demorou algum tempo até que o “velhinho simpático” ganhasse verdadeira popularidade no nosso país.

Por aquilo que me lembro, nos Açores, nos começos dos anos 80, as crianças associavam o Menino Jesus à figura que lhes colocava os tão desejados presentes no sapatinho. Eu era uma delas! E até era uma tradição com uma certa lógica: afinal, o Natal é a celebração do nascimento do Menino Jesus e faz sentido que seja ele o protagonista desta quadra para os mais pequenos.

Daí ter estranhado quando a figura do Pai Natal começou a ser mais popular: porque é que aquele velhinho de barbas, vindo da Lapónia através de um trenó, é quem distribuía os presentes?

É tal e qual como aquela célebre frase diz: primeiro, estranha-se; depois, entranha-se. E, nos dias de hoje, para mim, o Pai Natal também passou a ser indissociável a esta época tão especial.

Partilhe estas e outras histórias de outros tempos com os seus filhos e netos na noite da Consoada! Entre rabanadas e sonhos, eles vão adorar escutar estas curiosidades!


Related Posts

“O Menino mija?”: descubra esta tradição natalícia dos Açores tão curiosa!

“O Menino mija?”: descubra esta tradição natalícia dos Açores tão curiosa!

A tradição do “Menino mija” aproxima-nos mais uns dos outros… e ainda saboreamos um delicioso licor! Há certas tradições natalícias que são comuns em todas as regiões de Portugal: montar a árvore de Natal semanas antes do dia 25, organizar uma ceia de Natal para […]

Carne em vinha d´ alhos

Carne em vinha d´ alhos

Receita de carne em vinha d´alhos: a alternativa ideal para quem não gosta de bacalhau na Consoada! Quero ver se neste Natal consigo fazer algo inédito… pelo menos nas minhas Ceias: quero compor uma mesa cuja maioria das receitas seja portuguesa. Mas de Norte a […]