Marcello Novaes adora frango assado com laranja: fique com esta receita!

Marcello Novaes adora frango assado com laranja: fique com esta receita!

Aromático e tenro: quem consegue resistir a este frango assado com laranja, o prato favorito de Marcello Novaes?

Muitas vidas tem a laranja. Na minha opinião, é mesmo um dos frutos mais versáteis que existe. Por exemplo, tanto rende bolos com um sabor irresistível, como dá aquele tempero tropical a um prato de carne. E é precisamente isso o que temos aqui hoje. Então, fique com esta receita de frango com laranja, a favorita de Marcello Novaes!

Receita de frango assado com laranja

Ingredientes:

– 1 frango inteiro, com pele, de cerca de 2 kg
– 1 chávena de sal
– 1/4 de chávena de açúcar
– 2 dentes de alho
– Casca de 1 laranja + 1 laranja
– 4 folhas de sálvia
– 5 grãos de pimenta-preta
– 1 colher (chá) de semente de coentro

Preparação:

Em primeiro lugar, numa tigela bem grande, coloque o sal e o açúcar.
Num pilão, quebre os grãos de pimenta-preta e as sementes de coentro. Descasque e amasse o alho. Lave e seque a laranja e as folhas de sálvia. Com um descascador de legumes, retire lascas da casca da laranja e reserve a fruta para o molho (se preferir, use uma faquinha afiada, tendo o cuidado de não retirar a parte branca, que amarga a receita). Junte todos os ingredientes na tigela e misture.
Separe os miúdos do frango e reserve no frigorífico. O pescoço vai ser usado para fazer o molho e pode usar a moela e o fígado em outras receitas.
Lave bem o frango em água corrente. Com uma tesoura ou faca, corte e descarte o excesso de pele e gordura. Com o dedo indicador, solte a pele do peito do frango.
Transfira o frango para a tigela e espalhe bem a mistura de temperos, por dentro e por fora, inclusive sob a pele do frango. Cubra com cerca de 2 litros de água e tape. Deixe hidratar por 30 minutos, fora do frigorífico.

Entretanto, amarre o frango com um fio. Pré-aqueça o forno a 220 °C – o ideal é acender o forno 10 minutos antes do fim da marinada.
Depois de hidratar, retire o frango da marinada e lave em água corrente para retirar o excesso de tempero. Transfira para um escorredor e deixe por uns minutinhos. Com um pano de prato limpo, seque bem o frango por dentro e por fora – quanto mais sequinho, mais crocante fica a pele.
Transfira o frango para uma assadeira, com o peito para cima e tempere com sal e pimenta-preta. Acomode as asinhas por baixo do frango – assim as pontas não queimam na hora de assar. Corte um pedaço de fio e amarre as coxinhas – além de ficar mais bonito, quando preparado desta maneira, o frango assa por igual. Corte a laranja ao meio e distribua as metades na assadeira com a parte plana para baixo.
Leve ao forno para assar por 1 hora e 30 minutos. Atenção: nos primeiros 15 minutos, mantenha a temperatura a 220 °C; em seguida, abaixe para 180 °C e mantenha no forno por mais 1 hora e 15 minutos. O cálculo é de 45 minutos no forno para cada quilo de frango.
Para verificar se o frango está assado, fure a coxa com uma faquinha: se o líquido escorrer limpo, sem sangue, está no ponto. Se tiver sangue, é sinal de que ainda está cru e deve assar por mais alguns minutos. Por fim, caso a pele do frango comece a queimar, cubra com papel-alumínio.

(Créditos da receita e da fotografia do prato: site Panelinha)

(Visited 550 times, 1 visits today)

Related Posts

Frango assado com batatas e grão-de-bico

Frango assado com batatas e grão-de-bico

Palavra de Flávio: vai ficar deliciado com esta receita de frango assado com batatas e grão-de-bico! Como se já não houvesse razões suficientes para fazer uma vénia ao grão-de-bico, eis que o site Food52 apresentou-me mais uma: este ingrediente é um rico acompanhamento num prato […]

O melhor bolo de laranja e nozes!

O melhor bolo de laranja e nozes!

Não tem planos para o próximo fim de semana? Prepare esta receita de bolo de laranja e nozes! O inverno não se faz apenas de sopas quentes. Por exemplo, eu cá também adoro preparar um bolo para sobremesa. É aquele típico doce que ajuda a […]



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.