Marcello Novaes adora frango assado com laranja: fique com esta receita!

Marcello Novaes adora frango assado com laranja: fique com esta receita!

Aromático e tenro: quem consegue resistir a este frango assado com laranja, o prato favorito de Marcello Novaes?

Muitas vidas tem a laranja. Na minha opinião, é mesmo um dos frutos mais versáteis que existe. Por exemplo, tanto rende bolos com um sabor irresistível, como dá aquele tempero tropical a um prato de carne. E é precisamente isso o que temos aqui hoje. Então, fique com esta receita de frango com laranja, a favorita de Marcello Novaes!

Receita de frango assado com laranja

Ingredientes:

– 1 frango inteiro, com pele, de cerca de 2 kg
– 1 chávena de sal
– 1/4 de chávena de açúcar
– 2 dentes de alho
– Casca de 1 laranja + 1 laranja
– 4 folhas de sálvia
– 5 grãos de pimenta-preta
– 1 colher (chá) de semente de coentro

Preparação:

Em primeiro lugar, numa tigela bem grande, coloque o sal e o açúcar.
Num pilão, quebre os grãos de pimenta-preta e as sementes de coentro. Descasque e amasse o alho. Lave e seque a laranja e as folhas de sálvia. Com um descascador de legumes, retire lascas da casca da laranja e reserve a fruta para o molho (se preferir, use uma faquinha afiada, tendo o cuidado de não retirar a parte branca, que amarga a receita). Junte todos os ingredientes na tigela e misture.
Separe os miúdos do frango e reserve no frigorífico. O pescoço vai ser usado para fazer o molho e pode usar a moela e o fígado em outras receitas.
Lave bem o frango em água corrente. Com uma tesoura ou faca, corte e descarte o excesso de pele e gordura. Com o dedo indicador, solte a pele do peito do frango.
Transfira o frango para a tigela e espalhe bem a mistura de temperos, por dentro e por fora, inclusive sob a pele do frango. Cubra com cerca de 2 litros de água e tape. Deixe hidratar por 30 minutos, fora do frigorífico.

Entretanto, amarre o frango com um fio. Pré-aqueça o forno a 220 °C – o ideal é acender o forno 10 minutos antes do fim da marinada.
Depois de hidratar, retire o frango da marinada e lave em água corrente para retirar o excesso de tempero. Transfira para um escorredor e deixe por uns minutinhos. Com um pano de prato limpo, seque bem o frango por dentro e por fora – quanto mais sequinho, mais crocante fica a pele.
Transfira o frango para uma assadeira, com o peito para cima e tempere com sal e pimenta-preta. Acomode as asinhas por baixo do frango – assim as pontas não queimam na hora de assar. Corte um pedaço de fio e amarre as coxinhas – além de ficar mais bonito, quando preparado desta maneira, o frango assa por igual. Corte a laranja ao meio e distribua as metades na assadeira com a parte plana para baixo.
Leve ao forno para assar por 1 hora e 30 minutos. Atenção: nos primeiros 15 minutos, mantenha a temperatura a 220 °C; em seguida, abaixe para 180 °C e mantenha no forno por mais 1 hora e 15 minutos. O cálculo é de 45 minutos no forno para cada quilo de frango.
Para verificar se o frango está assado, fure a coxa com uma faquinha: se o líquido escorrer limpo, sem sangue, está no ponto. Se tiver sangue, é sinal de que ainda está cru e deve assar por mais alguns minutos. Por fim, caso a pele do frango comece a queimar, cubra com papel-alumínio.

(Créditos da receita e da fotografia do prato: site Panelinha)


Related Posts

Bolo de laranja e abóbora

Bolo de laranja e abóbora

Já está a salivar só de ver a fotografia? Então aponte já a receita deste bolo de laranja e abóbora para um fim de semana mais delicioso… Os dois são frutos. E têm uma cor semelhante. Mas a ligação entre a laranja e a abóbora […]

Receita caseira de marmelada de laranja

Receita caseira de marmelada de laranja

Que tal começar uma manhã de inverno com uma rica marmelada de laranja? Muito mais do que um simples fruto. Assim é a laranja, a “rainha das sobremesas”, como costumo dizer! A lista é tão grande: flan de laranja, mousse de laranja, bolo de cenoura […]



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.