Bolo de manteiga de amendoim com cobertura de chocolate

Bolo de manteiga de amendoim com cobertura de chocolate

Receita de bolo de manteiga de amendoim com cobertura de chocolate: não há melhor sobremesa terminar uma refeição!

Totalmente irresistível. Sei que parece um lugar-comum usar esta expressão para descrever uma receita, mas acredite mesmo em mim: a combinação de um bolo de manteiga de amendoim com cobertura de chocolate faz com que este seja uma das minhas sobremesas favoritas nos últimos tempos! Mas que deliciosa descoberta que eu fiz no site Food52!

Receita de bolo de manteiga de amendoim com cobertura de chocolate

Ingredientes (para o bolo):

– 170gr de manteiga sem sal
– 60ml de óleo vegetal
– 170gr de manteiga de amendoim cremosa
– 160gr de açúcar mascavado
– 100gr de açúcar granulado
– 1 colher de chá de fermento em pó
– 3/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
– 1/2 colher de chá de sal
– 3 ovos grandes
– 240gr de farinha de trigo
– 225gr de leitelho ou leite de manteiga (pode encontrar em superfícies comerciais, como o Jumbo ou o El Corte Inglés)

Ingredientes (para a cobertura):

– 225gr de queijo creme, à temperatura ambiente
– 50gr de manteiga, à temperatura ambiente
– 40gr de cacau em pó, sem açúcar
– 340gr de açúcar em pó

Preparação:

Em primeiro lugar, pré-aqueça o forno nos 180º C. Forre uma forma com papel vegetal e unte ligeiramente com manteiga.
Numa panela pequena, em lume médio, derreta a manteiga. Retire do lume e mexa imediatamente com manteiga de amendoim e óleo vegetal até incorporar de forma uniforme. Transfira a mistura de manteiga de amendoim para um copo medidor de líquidos.
Entretanto, numa tigela, misture, em velocidade baixa, os açúcares, o fermento em pó, o bicarbonato de sódio, o sal e os ovos.

Vá misturando até obter um preparado húmido. A seguir, aumente a velocidade para alta e bata até ficar com uma mistura grossa e fofa. Deve precisar de uns oito minutos.
Assim que estiver pronto, diminua a velocidade para baixa e verta a mistura da manteiga de amendoim. Misture até incorporar. Junte a farinha, mexa até incorporar. Adicione o leitelho. Recorra a uma espátula de borracha para envolver a massa algumas vezes. Transfira a massa para a forma e distribua-a de forma uniforme. Cozinhe durante 28-32 minutos. Faça o teste do palito. Por fim, deixe que arrefeça completamente antes de verter a cobertura.

Preparação (para a cobertura):

Em primeiro lugar, num liquidificador, bata o queijo creme e a manteiga em velocidade média, entre dois e três minutos. Entretanto, noutra tigela, misture o cacau em pó e o açúcar em pó até tudo ficar incorporado de forma uniforme.
Com o liquidificador em velocidade baixa, junte, gradualmente, a mistura do cacau e do açúcar e mexa até tudo ficar devidamente incorporado.
Aumente a velocidade e bata durante 15 segundos. Espalhe a cobertura sobre o bolo, através de uma faca. Por fim, se quiser, pode polvilhar com ingredientes a gosto. (Receita e foto: Food52)


Related Posts

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Este bolo de chocolate é fofinho… e é mesmo de chorar por mais! Não, nem todos os bolos de chocolate têm de ser iguais. Por exemplo, uns não têm um único grama de açúcar e farinha. Outros combinam chocolate com frutos, enquanto há bolos de […]

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Esta receita de folhados de maçã é super rápida! E é cá uma maravilha… Neste ano, decidiu encher a mesa, para dois, do Dia dos Namorados, com um doce mais delicioso do que outro, mas o tempo não dá para tudo e só lhe resta […]



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.