Apresento-lhe três curiosidades pouco conhecidas sobre sardinhas… A primeira é bastante interessante!
Como o tempo passa! Num piscar de olhos, já estamos em junho! E a que sabe este mês? A verão, a dias longos e, claro, a sardinhas! Elas são as estrelas de um verão tipicamente português e dos santos populares, que, a ver vamos, se regressam, finalmente, no próximo ano! Mas, apesar de ser um alimento tão comum no nosso dia a dia estival, há algumas curiosidades sobre as sardinhas que poucos conhecem… Ora apresento-lhe 3 factos curiosos sobre esta nossa amiga das petiscadas!
3 curiosidades sobre sardinhas… que poucos conhecem!
1. Qual é a origem da palavra “sardinha”?
Apesar de sentirmos que é um peixe tão nosso, na verdade, a sardinha tem a sua origem associada à ilha mediterrânica da Sardenha. Afinal, em épocas passadas, o alimento era bastante abundante, nessa região!
2. Sabe o que é uma sardinha albardada?
Será que já provou este tipo de sardinha? Eu já… e é uma delícia! Trata-se de uns filetes marinados em limão. Depois, passa-se por polme e frita-se. Acredite: que maravilha em forma de petisco!
3. A sardinha está em melhores condições para consumo, entre finais de primavera e outubro
Não sabia desta? A verdade é que a sardinha acumula gordura desde o fim da primavera até setembro/outubro. Desta forma, o peixe tem energia, para a produção de ovócitos ou espermatozóides, necessários para a reprodução nos meses seguintes. Esta gordura é repleta de ácidos gordos polinsaturados e acumula-se nos músculos e em redor das vísceras, conferindo-lhes aquele paladar tão característico e do qual somos fãs!