Glúten: finalmente, uma lista de alimentos sem esta proteína!

Glúten: finalmente, uma lista de alimentos sem esta proteína!

Reuni numa única lista todos os alimentos sem glúten! Vai ser muito útil para quem não quer mesmo comer esta proteína!

Eu acho que “glúten” é uma das palavras mais pesquisadas de sempre na Internet. A verdade é que existe muita gente curiosa para saber quais são os alimentos sem esta proteína ou para descobrir porque há outras pessoas que nem querem vê-la à frente!

E essas são cada vez mais. Ou porque ficam a saber que são alérgicas ao glúten, ou porque querem emagrecer.

É por isso que tive uma ideia: e se fizesse uma lista com todos os alimentos que não têm glúten? E aí está ela!

Lista com os alimentos sem glúten

1. Frutos

Estes alimentos não têm glúten, se forem consumidos no seu estado natural.

Estou a falar dos seguintes frutos: açaí, damasco, arando, tâmara, figo, uva, goiaba, melão, kiwi, amora, mirtilo, cereja, limão, tangerina, manga, laranja, mamão, pera, maracujá, ameixa, dióspiro, abacaxi, framboesa, morango, tamarindo e melancia.

2. Algumas farinhas

Podem substituir a farinha de trigo por outras que não têm esta proteína. Por exemplo, quinoa, sagu, soja, tapioca, inhame, teff, levedo, amêndoas, amaranto, araruta, feijão, besan, arroz integral, trigo sarraceno, mandioca, milho, fubá, amido de milho, semente de algodão, dal, semente de linhaça, milhete, ervilha, pipoca, batata, iúca e arroz.

3. Lacticínios e ovos

Eis outros ingredientes sem glúten. Por exemplo, caseína, creme azedo, ovos, leite, iogurte (puro e natural), manteiga (atenção aos aditivos!) e soro do leite.

4. Carnes

Normalmente, as carnes não têm esta proteína. O que pode incluir essa proteína nos pratos são as farinhas de pão ou os molhos. Leia sempre os rótulos dos molhos, para ter a certeza de que não há mesmo glúten nenhum!

Agora, veja as carnes sem glúten: vaca, frango, jacaré, codorna, peru, vitela, porco, búfalo, galinha, pato, ganso, coelho, rã e cordeiro.

5. Peixes

6. Pães e biscoitos

Há pães sem esta proteína (com farinha de inhame, de tapioca…), tal como biscoitos (por exemplo, de soja, de arroz e de milho) e massas.

7. Bebidas

Há muitas sem glúten. Por exemplo, água, água de coco, sumo de frutas, café e café expresso.

8. Condimentos

Por exemplo, alho, cebola, tomate, pimentão, pimenta em grão, alecrim, salsa, cebolinha, tomilho, orégão, manjericão e sálvia.


Related Posts

Cheesecake de frutos vermelhos: um doce do outro mundo!

Cheesecake de frutos vermelhos: um doce do outro mundo!

Já viu bem este cheesecake de frutos vermelhos? Que bom aspeto! O cheesecake pode ser uma receita americana, mas ninguém nos impede de a cozinhar cá! É um bolo tão fresco que é ideal para os dias quentes que, a pouco e pouco, começam a […]

Caril de peixe e camarão

Caril de peixe e camarão

Que receita maravilhosa: um caril de peixe e camarão! Não posso negar que a gastronomia portuguesa tem um lugar cativo no meu estômago. Mas, uma vez ou outra, gosto de dar oportunidades à culinária de tantos outros países… como a Índia, porque não? Afinal, é […]



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.