Folar de Canela: uma receita indispensável nesta Páscoa!

Folar de Canela: uma receita indispensável nesta Páscoa!

Após muitos pedidos, eis a receita do Folar de Canela! Bom apetite e boa Páscoa!

São vários os símbolos desta época do ano, das festividades da Páscoa, mas o Folar é sem dúvida, pelo menos para mim, uma das coisas que mais me apetece por estes dias. Então, decidi ir à procura de uma receita, este ano optei por preparar o meu próprio folar. Das várias que me foram enviadas, esta é sem dúvida a melhor: Folar de Canela.

Receita de Folar de Canela

Ingredientes:

– 500 gr de farinha sem fermento
– 4 ovos
– 100 ml de água morna
– 60 gr de manteiga com sal derretida
– 1 colher de chá de canela em pó
– Meia colher de chá de sal
– 28 gr de fermento padeiro (2 saquetas)
– 100 gr de açúcar
– Açúcar q.b. para polvilhar o folar
– Farinha q.b. para polvilhar

Preparação:

Em primeiro lugar, coloque o fermento num copo, acrescente 2 colheres de sopa da farinha e a água morna (não pode estar muito quente). Dissolva tudo muito bem. Tape e reserve por 10 minutos antes de utilizar. Na taça da batedeira coloque a farinha, o açúcar, o sal e a canela. Misture tudo muito bem.
Acrescente a manteiga derretida, os ovos e o preparado de fermento. Bata durante 15 minutos. Se não tiver batedeira, amasse tudo muito bem à mão.


Entretanto, polvilhe uma tábua ou a bancada da cozinha com um pouco de farinha e coloque a massa. Amasse mais um pouco, se a massa estiver muito mole polvilhe com mais um pouco de farinha. Amasse mais um pouco e forme uma bola.


Polvilhe um recipiente com farinha, o suficiente para que a massa tenha espaço para dobrar o tamanho. Coloque a bola e polvilhe-a com mais um pouco de farinha. Cubra com um cobertor e deixe repousar durante cerca de 8 horas num local quente.
Polvilhe a tábua. Coloque a massa, polvilhe com um pouco de farinha e com as pontas dos dedos retire todo o ar que a massa possa ter ganho.
Forme uma bola. Assim que estiver pronta, coloque uma folha de papel vegetal no tabuleiro de ir ao forno e coloque a bola por cima. Com uma tesoura, faça dois golpes (em cruz) na massa. Tape com o cobertor e deixe repousar por mais 2 horas.


Entretanto, pré-aqueça o forno a 180 graus. Polvilhe a massa com açúcar e leve ao forno durante cerca de 40 minutos.

Por fim, retire do forno e com a ajuda de uma folha de papel absorvente passe um pouco de manteiga por todo o folar.
Bom apetite e boa Páscoa!

(Visto 24.723 vezes)

Artigos Relacionados

Crepes com gelado: uma receita fresca a que ninguém resiste!

Crepes com gelado: uma receita fresca a que ninguém resiste!

Prepare já a sua sobremesa deste verão: uns crepes com gelado! Verão que é verão rima com… gelados! A poucas semanas de a estação mais quente do ano chegar, começa a surgir aquela vontade de experimentar receitas frescas, que incluam esse ingrediente, certo? Por exemplo, […]

Massa mãe: um fermento caseiro, natural e saudável para fazer o seu pão!

Massa mãe: um fermento caseiro, natural e saudável para fazer o seu pão!

Após muitos pedidos, apresento a minha receita de massa mãe! Não podia haver dia mais apropriado – o Dia da Mãe – para apresentar a receita de hoje! Afinal, essa simples palavra – com três letrinhas apenas, mas com todo o significado – dá o […]



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *