Bolo de pistache e amêndoa sem glúten

Bolo de pistache e amêndoa sem glúten

Bolo de pistache e amêndoa sem glúten, uma receita tão simples como deliciosa!

Há problemas que não fazem mesmo sentido existir. Por exemplo, se não pode provar nem um único grama de glúten, mas não resiste a uma receita de bolo, saiba que não há nenhum problema em conciliar ambas as coisas. Acredite: o que não faltam são receitas de bolos sem glúten. E permitem a mais diferente combinação de sabores que pode imaginar: chocolate e laranja é apenas um exemplo. Assim como este bolo de pistache e amêndoa. Sabores diversos… mas com uma coisa em comum: são uma delícia “daquelas”!

Receita de bolo de pistache e amêndoa sem glúten
Ingredientes:


– 150 gr de manteiga em temperatura ambiente
– 135 gr de açúcar
– Raspas de um limão
– 2 colheres de chá de essência de baunilha
– 4 ovos em temperatura ambiente
– 150 gr de farinha de amêndoas
– 100 gr de farinha de pistache
– 1 pacote de natas para bater (frias)
– 50 gr de açúcar em pó

Preparação:

Para a fazer a farinha de amêndoa basta comprar miolo de amêndoa e triturar numa trituradora. O mesmo para a farinha de pistaches.
Com a batedeira, bata a manteiga com o açúcar, as raspas de limão e a essência de baunilha em velocidade média-rápida por 5 minutos.
Adicione os ovos e bata até obter uma massa homogénea. Acrescente as farinhas e envolva tudo delicadamente com a massa, até que as farinhas estejam bem incorporadas. Pré-aqueça o forno a 160º.
Coloque a massa numa forma redonda untada com manteiga e leve ao forno por 1 hora. Desenforme e deixe arrefecer. Bata as natas com o açúcar em pó. Corte-o em fatias na horizontal, tal e qual como na foto.
Na montagem do bolo basta apenas intercalar as fatias de bolo com as natas. Polvilhe com alguns pistaches partidos e sirva.


Related Posts

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Este bolo de chocolate é fofinho… e é mesmo de chorar por mais! Não, nem todos os bolos de chocolate têm de ser iguais. Por exemplo, uns não têm um único grama de açúcar e farinha. Outros combinam chocolate com frutos, enquanto há bolos de […]

Receita de tarte de maçã tão macia… que até se desfaz na boca!

Receita de tarte de maçã tão macia… que até se desfaz na boca!

Não tenha dúvidas: esta é uma receita de tarte de maçã que vai querer provar já! Acredite em mim: a cozinha tem sempre a capacidade de nos surpreender! Olhe só para o meu caso, por exemplo: eu já pensava que tinha feito todo o tipo […]