4 curiosidades sobre o Natal… que poucos conhecem!

4 curiosidades sobre o Natal… que poucos conhecem!

Nem vai acreditar nestas curiosidades sobre o Natal…

Aparentemente, o Natal não tem nada de novo para ser revelado. Todos sabemos que é uma celebração do nascimento do Menino Jesus – aliás, antigamente era ele o protagonista da quadra e não o Pai Natal. Todos sabemos que é a altura de darmos presentes especiais àqueles de quem mais gostamos. E todos sabemos de uma ou outra receita obrigatória para a ceia. Mas… e se lhe contar que existem curiosidades mesmo interessantes sobre o Natal? Sim, factos curiosos que poucos – muitos poucos – conhecem. Descubra-os comigo!

4 curiosidades sobre o Natal que poucos conhecem

1. O Japão celebra o Natal… de uma forma diferente!

Sabia que o povo japonês encara o dia 25 como um dia… romântico? É verdade: é como se fosse o Dia dos Namorados!

E as diferenças não terminam aqui: é que, tradicionalmente, o jantar natalício deste país tem como grande protagonista… o frango frito!

2. E o Natal dos filipinos? Nem vai acreditar…

Acredite: nas Filipinas, o Natal começa a ser celebrado… em setembro! E nós que ainda comentamos, por vezes, o exagero que é começar a ver anúncios sobre esta quadra em outubro!

De resto, os filipinos têm o hábito de fazer decorações extravagantes.

3. O Pai Natal tem diferentes nomes em todo o mundo

A sua função pode ser a mesma – e o encanto também. Mas o nome… Esse vai variando conforme os países. Na Alemanha, o Pai Natal é chamado de Kriss Kringle. Já na Itália ganha o nome de Le Befana. E na gélida Rússia? Aí, o Pai Natal é Deushka Moroz!

4. As origens da canção “Noite Feliz”

O famoso tema, que todos relacionamos imediatamente com o Natal, foi feito na Áustria, na cidade de Oberndorf, em 1818. Ora, parece que, nesse sítio, o padre Joseph Mohr foi ter com o seu amigo, o músico Franz Xaver Gruber para que ele transformasse em melodia um poema que ele tinha escrito. Assim, podia tocá-la na missa de Natal, que iria decorrer umas horas depois. E aquilo que era para ser um tema com um alcance local, acabou por ser um hino de Natal um pouco em todo o mundo: hoje em dia, “Noite Feliz” conta com versões em, pelo menos, 45 línguas.


Related Posts

Bacalhau à Gomes de Sá: uma delícia para este Natal!

Bacalhau à Gomes de Sá: uma delícia para este Natal!

Esta receita de bacalhau à Gomes de Sá é perfeita para um Natal tradicionalmente português! Há receitas que têm História. É o caso do Bacalhau à Gomes de Sá. Sabia que este prato recebeu o nome do seu criador? Afinal, o autor desta receita tradicional […]

Bacalhau com cebolada ao tomate

Bacalhau com cebolada ao tomate

Arregace as mangas e prepare uma ceia de Natal memorável com esta receita de bacalhau com cebolada ao tomate! Na ceia de Natal, um prato com bacalhau está praticamente “no papo”! Quase todos adoram! Só que é preciso escolher a dedo os acompanhamentos desse ingrediente. […]