Há formas muito especiais de festejar o ano novo…
A celebração da passagem de ano é um evento fantástico: além de ser um pretexto fantástico para reunirmos com amigos e família, o réveillon é a altura em que fazemos uma reflexão sobre o que aconteceu na nossa vida nos últimos 12 meses e em que planeamos o que queremos fazer nos próximos. E se as nossas festas contam com imensas passas, champanhe e música a condizer… noutros países a passagem de ano é celebrada de uma forma que até nos parece um pouco bizarra…
3 formas de celebrar a passagem de ano pelo mundo
1. China
O que o povo chinês adora celebrar o réveillon! É que ele prepara um grande fogo de artifício, além de haver um espetáculo de percussão na Grande Muralha da China!
Sabia que a comemoração do novo ano costuma mudar na China? É algo que seria impensável na nossa cultura, certo? No entanto, geralmente, o réveillon chinês acontece entre 21 de janeiro e 21 de fevereiro. Tudo depende de quando surge a lua nova do primeiro mês lunar. Segue-se uma celebração que demora duas semanas – é o “Festival da Primavera”.
2. Etiópia
Enkutatash. Não, não lhe chamei nome nenhum! Na verdade, é assim que os etíopes designam a passagem de ano. E sabe o que quer dizer “enkutatash”? “Presente de joias”!
Mais uma vez, a data vai variando. Só que, no caso da Etiópia, tudo depende de quando o calendário etíope calha no dia 11 de setembro ou 12, sempre que são anos bissextos.
Eis algo que (finalmente!) tem a ver connosco: o réveillon é comemorado com muita música e dança!
3. Bulgária
Uma pequena palmada nas costas. Sim, acredite: é assim que o novo ano é celebrado neste país. E o gesto é acompanhado por desejos de muita saúde e muita riqueza!