Descubra um trilho deslumbrante pelas sete lagoas secretas do Gerês!

Descubra um trilho deslumbrante pelas sete lagoas secretas do Gerês!

São 11 quilómetros com paisagens de sonho, incluindo umas lagoas fantásticas!

O Gerês é uma região à qual gosto de voltar. Há sempre algo novo para descobrir. Ou as suas cascatas deslumbrantes. Ou um passadiço que nos leva por um caminho que só pensávamos que existia nos nossos sonhos (com uma marmita a condizer). Ou trilhos secretos… mas com um destino bem conhecido: sete lagoas de água límpida e cercadas com o melhor que a Natureza tem para nos oferecer.

É o caso deste caminho que lhe descrevo agora. Conhecido como o “trilho das sete lagoas secretas”, este caminho é ideal para quem se quer refrescar ao longo de algumas horas, nos dias de temperaturas mais elevadas, ou pretende só apreciar a Natureza.

Tudo começa em Xertelo, uma freguesia em Montalegre. O caminho conta com quase 11 quilómetros e pode ser percorrido em seis horas e meia. Além de ser acessível, sem grandes riscos, o trilho parece saído de um filme, graças às suas paisagens deslumbrantes onde o verde é a cor dominante.

Se quiser, sempre pode optar por um caminho mais longo, a partir da ponte da Misarela, com origem romana-medieval… Mas faça-o só se não acreditar em criaturas do outro mundo (ou, então, se for mesmo muito corajoso): é que dizem que o diabo anda à solta, por ali… É que é um lugar onde se costumam fazer várias mezinhas, para além de se rezarem quebrantos.

Depois de passar por uma aldeia de Xertelo que não tem quase ninguém, rume às lagoas, começando num cruzeiro, passando ao pé de uma antena e, um pouco mais tarde, por um tanque de água. Se continuar a seguir por aí, encontrará um velho moinho e, em plena montanha, é possível avistar as mariolas. Achou piada ao nome? Pois são uns pequenos montes de pedra que são utilizados para sinalizar os caminhos da serra. E olhe que este é apenas o início de um percurso repleto de descobertas… Vai seguir viagem?


Related Posts

Há um trilho obrigatório para fazer na encantada Mata do Buçaco!

Há um trilho obrigatório para fazer na encantada Mata do Buçaco!

Aproveite o fim de semana para dar um passeio pela Mata do Buçaco! E aí está! Chegou a primavera, chegou o bom tempo, chegou a vontade de sair e (re)descobrir o nosso fantástico país de norte a sul… sem esquecer os arquipélagos, pois é claro! […]

Conheça o trilho que nos conduz à cascata mais fresca de Viana do Castelo!

Conheça o trilho que nos conduz à cascata mais fresca de Viana do Castelo!

Quer um sítio mágico para se refrescar neste verão quente? Vá até Viana do Castelo! Devo confessar que, por vezes, nem me apetece sair do nosso país, nas férias. É que, na verdade, Portugal já tem tudo! Por um lado, a nossa gastronomia é uma […]