Fique atento a estes importantes sinais de transtorno de ansiedade!
Os problemas psicológicos continuam a ser um grande mistério, pelo menos para a maior parte de nós. O que é que pode ser considerado como uma doença mental? O que devemos sempre fazer para evitar termos um transtorno deste género? E quais são os sintomas de um problema sério a nível psíquico? Será que sabe, por exemplo, quais são os principais sinais de um transtorno de ansiedade?
6 sinais de transtorno de ansiedade… e que poucos conhecem!
1. Problemas de sono
Quem passa por altos níveis de ansiedade acaba por dormir mal. E esses problemas de sono podem causar alterações na vida emocional e até o rendimento profissional.
2. Vontade imensa de controlar
As pessoas ansiosas acabam por se sentir responsáveis por tudo e por todos! Adoram tomar sempre a iniciativa e, normalmente, os diálogos são conduzidos por elas.
3. Ficar ansioso… mas sem nenhum motivo!
Normalmente, isso acontece quando alguém é perfecionista e está a cobrar-se frequentemente! E, como deve calcular, é algo exaustivo e desgastante. Ao contrário do que acontece com uma ansiedade casual, não existe nenhum controlo, o que prejudica (e muito!) a qualidade de vida!
4. Dores que aparecem sem explicação nenhuma!
Até agora, só abordei os sintomas psicológicos, mas a verdade é que a ansiedade também conta com manifestações físicas, como estas dores inexplicáveis. E olhe que elas se podem prolongar durante meses e meses…
5. Ter hábitos obsessivos e incontroláveis
Alguns deles são bem conhecidos: roer as unhas, beliscar a pele, arrancar fios de cabelo, coçar-se muito até fazer ferida… E há outros que eu, pelo menos, não conhecia, como morder peças de roupa.
6. Não ser percebido pelos outros
Ninguém entende bem as pessoas ansiosas, os seus sentimentos, os seus pensamentos…
Felizmente, a ansiedade é um problema com tratamento. Basta procurar por ajuda experiente e especializada!