Receita de queijo fresco caseiro

Receita de queijo fresco caseiro

Além de saudável, esta receita de queijo fresco caseiro é muito simples! Só precisa de 3 ingredientes!

Há-de concordar comigo: os ingredientes que são preparados em casa ganham um outro sabor. Por exemplo, quando os dias aquecem, não resisto em fazer um gelado entre as quatro paredes da minha cozinha… Pode ser de caramelo, de banana… Independentemente do seu sabor, o resultado é sempre o mesmo: uma delícia fresca… e, por vezes, até mesmo muito saudável! Agora com a chegada do outono, também adoro ficar por casa e preparar lanches para mim e para os meus que consigam ser saborosos e até reconfortantes. Daí ter tido a belíssima ideia de fazer um queijo fresco caseiro. Só precisei de três ingredientes para elaborar uma maravilha como esta! Ora siga a receita!

Receita de queijo fresco caseiro
Ingredientes:

– 1/4 de colher de chá pequena de coagulante de origem animal em pó
– Sal
– Leite de ovelha pasteurizado

Preparação:

Depois de aquecer o leite até atingir os 28º, junte o coagulante já dissolvido em água salgada.
Deixe que passe uma hora. Após esse tempo, poderá confirmar como o leite se transforma em coalhada.
Reparta-a em blocos e coloque-a no acincho – afinal, é essa a forma tradicional para moldar o queijo fresco. Faça-o em cima de uma mesa de madeira, na qual deve apertar a coalhada através das mãos. Assim, molda o queijo e, ao mesmo tempo, extrai o soro que estiver a mais.
Tempere com um bocado de sal.
Sirva o queijo. Eu optei por barrá-lo numas bolachas… e ficou uma delícia!

O melhor de tudo é que cada um dos ingredientes é muito fácil de encontrar! E este queijo fresco sempre pode ser um ótimo substituto de um queijo brie ou um queijo feta numa qualquer receita que prepare!

(Visited 374 times, 1 visits today)

Related Posts

Queijo: eis 3 factos curiosos que poucos conhecem!

Queijo: eis 3 factos curiosos que poucos conhecem!

Quase ninguém conhece estas curiosidades sobre o queijo… A 3.ª é surpreendente! Sem dúvida que o queijo é um dos ingredientes mais recorrentes, na minha culinária. E para todas as ocasiões! Desde petiscos, para as entradas, a um prato principal mais leve… ou outro mais […]

Estes 5 alimentos exigem um especial cuidado, no verão!

Estes 5 alimentos exigem um especial cuidado, no verão!

Tenha muito cuidado com estes 5 alimentos, no verão! Não há dúvidas: com a chegada da estação do verão, chegam, também, os dias de calor. E, com as temperaturas elevadas, alguns alimentos acabam por se deteriorar mais facilmente, aumentando o risco de intoxicação. Por esse […]