Almôndegas de bacalhau

Almôndegas de bacalhau

Almôndegas de bacalhau: um petisco diferente… e tão apetitoso!

Sobras de bacalhau… quem as não tem? Comigo está sempre a acontecer… E lá vou eu sempre à procura de boas e novas receitas para aproveitar tudo! Então, preparo petiscos “daqueles”, capazes de agradar a todos os paladares, como esta receita de almôndegas de bacalhau!

Receita de almôndegas de bacalhau
Ingredientes (para as almôndegas):

– Sobras de bacalhau cozido desfiado
– 2 dentes de alho
– 1 ovo
– 1 cebola média
– Pimenta (a gosto)
– Salsa (a gosto)
– 50 ml de azeite
– 2 batatas médias
– Pão ralado
– Óleo vegetal para fritar
– Sal (a gosto)

Ingredientes (para o molho de ervas):

– 110 g de manteiga
– 45 g de farinha
– 250 ml de água
– Salsa
– Cebolinho
– Tomilho
– Manjericão
– Sal
– Pimenta-preta

Preparação (para as almôndegas):

Limpe, tire a casca das batatas e ponha-as num tacho com água. Coloque a ferver em lume alto. Assim que começar a ferver, diminua para lume médio e deixe que fique a cozer ao longo de 25 minutos, aproximadamente. Assim que as batatas ficarem cozidas, ponha-as num prato e esmague-as, recorrendo a um garfo. Reserve.
Ponha o azeite, a cebola picada e os alhos picados num tacho. Refogue em lume brando até que a cebola comece a alourar. Junte o bacalhau desfiado, misture e cozinhe entre 2-3 minutos. Depois, acrescente a batata, tempere, recorrendo a sal e a pimenta, e envolva bem no bacalhau. Apague o lume e deixe que arrefeça um bocado. Deite o ovo batido e a salsa picada e misture até ficar com um preparado compacto. Deixe que arrefeça inteiramente.
Molde, através das mãos, pequenas porções do preparado do bacalhau em forma de bolas e passe pelo pão ralado.
Aqueça o óleo numa frigideira e, assim que ele começar a borbulhar, junte as almôndegas e frite-as em lume médio. Uma vez ou outra, vire as almôndegas, recorrendo a uma colher. Assim que as almôndegas ficarem fritas, ponha-as num prato com papel absorvente.
Sirva com o molho de ervas e com uma decoração a gosto.

Preparação (para o molho de ervas):

Ponha a manteiga numa panela pequena, deixe em lume médio e aguarde até que vá derretendo. Acrescente a farinha à manteiga derretida e mexa os dois ingredientes até ficar com um preparado uniforme. Adicione a água quente, continue a misturar e deixe o preparado no lume até começar a ferver.
Assim que o molho de manteiga ficar pronto, desligue o lume.
Pique bem as ervas, acrescente uma colherada de cada uma das ervas na panela juntamente com o molho de manteiga.
Mexa bem, acrescente uma pitada de sal e pimenta-preta e deixe o molho de ervas a cozinhar ao longo de um quarto de hora, pelo menos.
Depois, desligue o lume e confirme se o molho de ervas está pronto para ser servido juntamente com as almôndegas.

(Visto 613 vezes)

Artigos Relacionados

Pimentos recheados com bacalhau: uma bela e deliciosa entrada!

Pimentos recheados com bacalhau: uma bela e deliciosa entrada!

Frescos, intensos e com uma cor vibrante: assim são estes pimentos recheados com bacalhau! Para mim, bacalhau é sinónimo de muitas vantagens e uma delas é o facto de ser um ingrediente que rende as receitas mais diferentes! Umas mais tradicionais do que outras… mas […]

Molho de salsa mexicano: um tempero delicioso… e muito simples de preparar!

Molho de salsa mexicano: um tempero delicioso… e muito simples de preparar!

Ora aqui está uma ideia saborosa para temperar os seus aperitivos favoritos: molho de salsa mexicano! Eu cá sou da opinião que, normalmente, os pratos ficam mesmo bem com molho… Não concorda comigo! Por exemplo, por vezes, gosto de ter um bom dip de menta […]