Conheça estas 3 simples regras de etiqueta para fazer boa figura num almoço ou jantar especiais!
O que contribui para que uma refeição seja simplesmente inesquecível? Uma entrada que nos abra o apetite. Um prato principal que nos faça querer repetir a dose… infinitamente. E, claro, uma sobremesa que torne um almoço ou jantar mais doce… e memorável, pois claro! Mas para que uma refeição corra às mil maravilhas é importante que causemos uma boa impressão, seguindo algumas regras de etiqueta – pelo menos, as mais básicas. Conheça algumas dicas relevantes!
3 regras de etiqueta para causar a melhor impressão à mesa
1. Disposição dos assentos
De acordo com a etiqueta clássica, é o anfitrião que determinava como os assentos devem estar dispostos, sendo que os homens e as mulheres tinham de se sentar de forma alternada e lado a lado, exceto os cônjuges.
Além disso, o homem que se encontrava à esquerda da dama era sempre o seu companheiro de jantar, oferecendo-lhe a cadeira.
Acima de tudo, era importante reter que a disposição dos assentos devia ser respeitada. Os casais eram afastados propositadamente, para não falarem um com o outro (como acontece normalmente), mas para conversarem com outros convidados e, assim, fazer novos amigos.
Nos dias de hoje, algumas coisas já não são bem assim… É que, agora, os casais podem sentar-se um ao lado do outro. Além disso, o princípio de companheiros de mesa já é considerado datado.
2. Para um jantar romântico
Em alguns países, continua a ser frequente o homem abrir a porta para a mulher ou pagar a conta.
Só que atualmente, com a emancipação feminina, essas regras estão obsoletas. Então, num jantar romântico, quem paga é quem convida. A não ser que a pessoa convidada não se sinta confortável com essa situação.
3. Brindar
Antes de mais, deve lembrar-se sempre de que as taças de vinho devem ser seguradas através da haste: caso contrário, a bebida acabaria por ser aquecida com o contacto das mãos.
De resto, o brinde deve corresponder sempre ao tipo de círculos sociais e de anfitrião. Por favor, se estiver com o seu chefe e ele brindar com um “saúde, senhores”, nunca, mas nunca, responda com aquela brincadeira “arriba, abajo, al centro… ADENTRO!”.