Descubra se é mesmo verdade que o pé das futuras mães cresce durante a gravidez!
Sendo homem, só posso mesmo imaginar os desafios que uma gravidez pode trazer. Além da enorme responsabilidade de dar à luz seres tão especiais – e que nos irão surpreender todos os dias -, são várias as mudanças que acontecem em termos físicos e não só. Por exemplo, muitas grávidas costumam afirmar que sentem um crescimento dos pés no decorrer da gestação. E não é que é mesmo verdade?
De acordo com uma investigação desenvolvida pela Universidade de Iowa, nos Estados Unidos da América, a gravidez é mesmo capaz de alterar o tamanho dos pés… e para sempre!
Essa pesquisa contou com a participação de 49 grávidas que tiveram os seus pés medidos nos primeiros três meses da gestação. Entretanto, esses números foram comparados cinco meses após o parto. Em 70% dos casos, não houve dúvidas: os pés ficaram mesmo mais compridos e largos.
Segundo o estudo, este fenómeno acontece, porque é normal ficar com o “pé chato” no decorrer da gestação devido a uma maior fragilidade das articulações causada por alterações nas hormonas e pelo aumento de peso. E o tamanho do pé acaba por nunca voltar ao que era antes da gravidez.
Sendo assim, a altura e a rigidez do arco da sola do pé reduziram entre as duas medições, tendo havido, ao mesmo tempo, um aumento entre 2 e 10 milímetros no comprimento. Ou seja, o mesmo que um número a mais no tamanho do calçado.
Além disso, a investigação avança que a primeira gestação é a responsável pelas transformações, sendo que as outras não originam mais mudanças de relevo na estrutura do pé.
Já sabia disto? Melhor: já lhe tinha acontecido esta transformação no decorrer da sua gestação? Partilhe comigo a sua experiência!