Que tal experimentar esta receita de tarte de natas?
Nos dias quentes, um final de refeição normalmente só me encanta se contar com uma sobremesa fria… gelada, até! E há tantos doces que vêm do frio… São tantos, mas tantos que seria cruel perguntarem-me qual é o meu favorito… Aquele que levaria para uma ilha deserta com temperaturas que não parassem de subir! Se, por um lado, não resisto a um semifrio de limão, como é que poderia recusar também um cheesecake de morango ou uma bavaroise de baunilha? Ou ainda esta receita de tarte de natas!
Receita de tarte de natas
Ingredientes:
– 400 g de bolachas Maria ou outra a gosto
– 1 lata de leite condensado
– 4 dl de natas
– 4 folhas de gelatina
– 1 colher (chá) de essência de baunilha
Preparação:
Triture as bolachas até que se assemelhem a um pão ralado. Reserve 5 colheres (sopa) desta bolacha triturada e, a seguir, espalhe o resto no fundo de uma tarteira de louça ou pirex.
Ponha as folhas de gelatina a demolhar em água fria ao longo de 5 minutos. A seguir, escorra-as, deite-as para uma tigela e derrete-as em banho-maria ou no microondas sem que elas fervam. Tire e deixe que arrefeçam.
Bata as natas em chantilly muito espesso. Depois adicione o leite condensado e a essência de baunilha. Mexa bem. Acrescente a gelatina derretida. Misture bem. Verta em cima da bolacha na tarteira, polvilhe com a bolacha que reservou e coloque no frigorífico até que tudo fique muito bem solidificado. Sirva fria e decorada a gosto – eu preferi colocar umas framboesas e polvilhar com um pouco de açúcar, por exemplo.
Essa é que é essa: há deliciosas tartes que podem passar bem longe do forno! Não é uma maravilha em pleno verão? Eis disso mais outro exemplo: uma fresca tarte de fruta!