Só com 23 anos, Marta Durán já viajou bastante… E sempre de boleia, sem gastar um cêntimo!
Por muito que adore o meu dia a dia, entretido com as mais diferentes receitas que até me permitem conhecer diversos sabores dos quatro cantos do mundo, às vezes deixo-me inspirar por aquelas pessoas que arriscam em viajar à volta do planeta, de uma forma um pouco inusitada! É o caso de Marta Durán, uma jovem portuguesa que viajou de boleia até ao fim do mundo.
De acordo com o site NiT, que fez uma entrevista a Marta, só no ano passado, a viajante esteve três meses entre a Índia e o Nepal, foi aos Estados Unidos da América e ao Canadá e, como se ainda não bastasse, ainda deu um pulo a África.
E pensar que tudo começou com um simples esticar de dedo para pedir boleia numa área de serviço da Suíça para rumar até à Alemanha. Segundo Marta, o plano era conhecer diversos países: desde a Holanda à Eslovénia, passando pela Polónia, pela República Checa, pela Itália… E, de boleia em boleia, Marta já viaja à borla há cerca de três anos… e tudo tem corrido bem, graças à boa-vontade das pessoas que a jovem de 23 anos vai encontrando pelo caminho que lhe vão dando ajudas em dinheiro, convites para almoçar ou jantar, abrigo durante umas noites…
Na entrevista concedida ao jornalista André Rito, Marta assinala, no entanto, que já apanhou um ou outro susto, como aquela vez em que, na Suíça, um homem lhe deu boleia e revelou ter segundas intenções, querendo levá-la para casa. Após a viajante ameaçar chamar a polícia, ele deixou-lhe na estação de serviço mais próxima.
Como é óbvio, Marta tem planos para continuar a viajar por este mundo fora. Em outubro, lá vai a jovem apanhar boleia para descobrir mais mundo!