Receita de croissants caseiros

Receita de croissants caseiros

Com esta receita, consegui fazer uns croissants caseiros… e muito, mas muito deliciosos!

Depois de preparar tantos recheios bons (e alguns até bastante saudáveis), como uma compota, manteiga caseira e até paté, decidi desafiar-me a mim próprio e fazer uns croissants! E não é que o resultado ficou incrivelmente delicioso? Faça como eu e siga cada um dos passos desta receita de croissants caseiros!

Receita de croissants caseiros
Ingredientes (para a massa):

– 500 gr de farinha
– 60 gr de açúcar
– 2 colheres de sopa de manteiga
– Flor de sal q.b.
– 2 ovos
– Raspa de 1 laranja
– 1/2 chávena de água
– 2 colheres de sopa de fermento
– 200 gr de manteiga macia

Ingredientes (para a cobertura):

– 1 ovo batido misturado com 2 colheres de sopa de leite
– Açúcar em pó q.b

Preparação:

Depois de dissolver o fermento na água, ponha 3/4 da farinha com a água e mexa. Depois, junte os ovos e mexa até tudo ficar bem envolvido na massa. Acrescente o que falta da farinha e o açúcar e mexa em velocidade baixa.
Junte a manteiga e as raspas de laranja e mexa bem.
Ponha a massa num recipiente untado com mateiga e tape através de um pano. Deixe que a massa descanse ao longo de meia hora. Depois, tire a massa e estique-a, fazendo um retângulo, e dobre-a ao meio. Com a massa dobrada ao meio, ponha-a novamente no recipiente e deixe que descanse ao longo de mais meia hora. Dobre novamente a massa ao meio e deixe que a mesma descanse ao longo de 3 horas à temperatura-ambiente.
Numa bancada já polvilhada e untada, leve a massa e molde-a para que tenha a forma de um retângulo com 1 cm de espessura.
Depois de distribuir a manteiga pela massa, dobre-a em três como se fosse dobrar uma carta.
Tape a massa através de papel-vegetal e deixe no frigorifico ao longo de meia hora. Depois, enrole a massa e estique em forma de retângulo. Dobre, mais uma vez, em três, tape com papel-vegetal outra vez e volte a pôr no frigorífico ao longo de meia hora. Repita tudo mais duas vezes.
Após a massa descansar, molde-a em círculo. Fatie o círculo em 4 partes: em cada uma das partes, corte em 4 ou 5 triângulos. Enrole cada triângulo sobre si mesmo a partir da base e não se esqueça de que quanto mais conseguir enrolá-lo, mais bonito vai ficar o resultado final.
Antes de cozinhar os croissants, deixe-os a descansar à temperatura ambiente ao longo de 60 minutos.
Polvilhe os croissants, recorrendo ao ovo batido com o leite e o açúcar em pó. Coloque no forno já aquecido a 180º ao longo de uns 20 minutos.
Caso queira, em vez de pôr os croissants no forno, congele-os para ter croissants sempre à mão!


Related Posts

Bolinhos de batata-doce

Bolinhos de batata-doce

Tão fácil de preparar, tão deliciosa, tão rápida: esta receita de bolinhos de batata-doce é uma das melhores que vai provar nos próximos tempos! É impossível faltarem novas ideias para preparar um lanche delicioso! A verdade é que existem receitas que agradam a todo o […]

Muffins de agrião

Muffins de agrião

Esta receita de muffins de agrião é uma boa alternativa para o lanche! Leia este post até ao fim. Só dessa maneira é que se poderá desenganar, se sempre achou que os agriões apenas servem como acompanhamento de uma receita de carne ou de omelete. […]