Arroz de tamboril e camarão

Arroz de tamboril e camarão

Faça esta receita de arroz de tamboril e camarão e partilhe com aqueles de quem mais gosta!

Se é verdade que, em pleno verão, apetece ficar uma tarde inteira a conversar com os amigos enquanto se saboreia uma bela carne grelhada, é ainda mais verdade que do mar também costumam chegar ótimas receitas para partilhar com aqueles de quem mais gostamos, em dias de calor. E para todos os gostos: desde uma pescada com limão a uma sopa do mar, sem esquecer este arroz de tamboril e camarão!

Receita de arroz de tamboril e camarão
Ingredientes:

– 800 g de tamboril
– 500 g de miolo de camarão
– 12 camarões com casca
– 150 g de arroz carolino
– 1 tomate maduro
– 1 cebola média
– 2 dentes de alho
– 2 colheres (sopa) de concentrado de tomate
– 0,5 dl de azeite + 1 fio de azeite
– 1 folha de louro
– Vinho branco q.b.
– Coentros q.b.
– Piripiri q.b.
– Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Fatie o tamboril em cubos de tamanho médio, extraia a espinha central e reserve-a. Tire a casca dos camarões, deixando só a ponta da cauda. Coloque uma panela ao lume com o fio de azeite, acrescente as cabeças dos camarões e deixe que refogue até libertar o sabor.
Junte um bocado de vinho branco, deixe que reduza, adicione metade do concentrado de tomate e 1/2 cebola fatiada em cubos e deixe que refogue mais um bocado. Acrescente as espinhas do peixe, junte água e deixe que ferva até reduzir cerca de 1/3. Depois de passar pelo coador de rede, reserve o caldo.
Coloque a cebola que falta e os alhos picados num tacho, adicione o louro e os 0,5 dl de azeite e deixe que refogue até alourar. Acrescente o tomate fatiado em cubos e o que falta de concentrado de tomate, misture, adicione o caldo, deixe que ferva e tempere, recorrendo a sal e a piripiri.
Adicione o arroz, misture até que ferva, adicione o tamboril e os camarões e misture de forma suave até tudo ficar cozido. Corrija os temperos. Sirva, polvilhado com coentros picados.


Related Posts

Bifanas no pão à moda de Vendas Novas: simplesmente deliciosas!

Bifanas no pão à moda de Vendas Novas: simplesmente deliciosas!

Vai ter tanta vontade de repetir muitas e muitas vezes estas bifanas no pão à moda de Vendas Novas! Não há dúvidas de que o Alentejo é uma região rica em sabores, uns que conseguem ser mais irresistíveis mais do que outros! Um pouco para […]

Receita tradicional e deliciosa de cavacas das Caldas

Receita tradicional e deliciosa de cavacas das Caldas

Esta receita de cavacas das Caldas é do melhor que há nos doces portugueses! Quando chega a hora de preparar – e de provar – doces, não há que enganar: espera-nos uma receita de comer… e pedir por mais, muito mais! Mas sempre que se […]