Arroz de tamboril e camarão

Arroz de tamboril e camarão

Faça esta receita de arroz de tamboril e camarão e partilhe com aqueles de quem mais gosta!

Se é verdade que, em pleno verão, apetece ficar uma tarde inteira a conversar com os amigos enquanto se saboreia uma bela carne grelhada, é ainda mais verdade que do mar também costumam chegar ótimas receitas para partilhar com aqueles de quem mais gostamos, em dias de calor. E para todos os gostos: desde uma pescada com limão a uma sopa do mar, sem esquecer este arroz de tamboril e camarão!

Receita de arroz de tamboril e camarão
Ingredientes:

– 800 g de tamboril
– 500 g de miolo de camarão
– 12 camarões com casca
– 150 g de arroz carolino
– 1 tomate maduro
– 1 cebola média
– 2 dentes de alho
– 2 colheres (sopa) de concentrado de tomate
– 0,5 dl de azeite + 1 fio de azeite
– 1 folha de louro
– Vinho branco q.b.
– Coentros q.b.
– Piripiri q.b.
– Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Fatie o tamboril em cubos de tamanho médio, extraia a espinha central e reserve-a. Tire a casca dos camarões, deixando só a ponta da cauda. Coloque uma panela ao lume com o fio de azeite, acrescente as cabeças dos camarões e deixe que refogue até libertar o sabor.
Junte um bocado de vinho branco, deixe que reduza, adicione metade do concentrado de tomate e 1/2 cebola fatiada em cubos e deixe que refogue mais um bocado. Acrescente as espinhas do peixe, junte água e deixe que ferva até reduzir cerca de 1/3. Depois de passar pelo coador de rede, reserve o caldo.
Coloque a cebola que falta e os alhos picados num tacho, adicione o louro e os 0,5 dl de azeite e deixe que refogue até alourar. Acrescente o tomate fatiado em cubos e o que falta de concentrado de tomate, misture, adicione o caldo, deixe que ferva e tempere, recorrendo a sal e a piripiri.
Adicione o arroz, misture até que ferva, adicione o tamboril e os camarões e misture de forma suave até tudo ficar cozido. Corrija os temperos. Sirva, polvilhado com coentros picados.

(Visto 524 vezes)

Artigos Relacionados

Francesinha: uma receita típica para comemorar o São João!

Francesinha: uma receita típica para comemorar o São João!

Eis a principal representante da gastronomia do Porto: a francesinha! Mesmo que, neste ano, os santos populares sejam festejados de uma forma diferente – entre quatro paredes -, esta celebração está sempre associada a alegria e, claro, receitas tipicamente portuguesas! Por exemplo, para celebrar o […]

Canja de galinha: uma entrada portuguesa para os santos populares!

Canja de galinha: uma entrada portuguesa para os santos populares!

Esqueça a ideia de que a canja de galinha é só para os dias frios! Fique com esta receita para esta época de festa de santos populares! É com muito orgulho que posso afirmar que temos uma gastronomia riquíssima! Ora temos pratos principais com um […]