Receita saudável de pão caseiro sem glúten

Receita saudável de pão caseiro sem glúten

Receita de pão caseiro sem glúten: uma nova maravilha saudável que faz parte das minhas refeições!

Pães caseiros há muitos: uns com um recheio delicioso, outros integrais… Agora poucos se podem orgulhar de serem tão deliciosos e saudáveis, como esta receita de pão caseiro sem glúten!

Receita de pão caseiro sem glúten
Ingredientes:

– 300g farinha de aveia
-100g farinha de coco
-300g polvilho
-2 c.sopa psyllium husk
-2 c.sopa azeite
-1 c.chá de sal
-11g levedura seca, tipo Fermipan (1 saqueta) ou equivalente (se usar fermento de padeiro, deverá usar 22g, aproximadamente)
-1 c.chá açúcar de coco
-450-500ml água morna (a quantidade deve ser ajustada consoante a farinha que usar)

Preparação:

Junte todos os ingredientes sólidos num recipiente.
A cerca de 100ml de água morna, junte o fermento e o açúcar de coco e deixe descansar ao longo de 5 minutos, aproximadamente.
Acrescente o preparado anterior aos ingredientes secos e a água morna que falta. Mexa muito bem. Cubra o recipiente e deixe no frigorífico ao longo da noite.
Para fazer pão, tire uma porção da massa levedada e forme uma bola ou pequenas bolas. Caso tenha um cesto de fermentação, ponha um bocado de polvilho e, depois, a massa. Cubra através de película aderente à superfície e deixe que repouse ao longo de 60 minutos, aproximadamente.
Depois de pré-aquecer o forno a 180º, ponha a massa no tabuleiro de forno, faça uns golpes na superfície da massa e ponha por cima o tacho de ferro aquecido a cobrir.  Leve ao forno durante 60 minutos tapado com a ajuda do tacho de ferro pré-aquecido.
Caso queira fazer pequenos pães individuais, haverá um menor tempo de forno, à volta de meia hora em cima do tabuleiro e sem que estejam tapados.
Ao final de 60 minutos, tire a cobertura e ponha o pão sobre uma grelha e coza durante mais meia hora, arejando a base, para o calor circular de forma mais uniforme para o interior do pão.
Tire do forno e deixe que arrefeça em cima de uma grelha.


Related Posts

Frango em cama de vegetais: um prato saudável… e cheio de sabor!

Frango em cama de vegetais: um prato saudável… e cheio de sabor!

Quer uma receita leve e saudável para o verão? Acabou de encontrar! Fique com este frango em cama de vegetais! Meus amigos, a receita que vos trago hoje não é saudável… ela é mesmo muito saudável! É que não há um único ingrediente que não […]

Sopa de tomate e hortelã: para quem é fã de uma boa sopa!

Sopa de tomate e hortelã: para quem é fã de uma boa sopa!

Prepare-se: esta sopa de tomate e hortelã vai dar um novo sentido ao seu paladar! Abril, águas mil. Tal e qual como afirma a expressão popular. Mas se os dias de abril também trouxerem um pouco de frio, não deixe de visitar este blog, onde […]