Linguado com arroz e limão

Linguado com arroz e limão

Esta receita de linguado com arroz e limão é de abrir o apetite!

Quando me perguntam o que, para mim, é um dia ideal, um almoço à beira-mar com um belo prato de peixe acaba sempre por fazer parte dos meus planos. E não têm de ser aqueles pratos banais, que podemos provar em qualquer altura. Por exemplo, uma vez saboreei umas almôndegas de peixe à beira-mar plantado e esse prato soube-me pela vida! Quis logo aprender a receita e tudo! E um peixe frito? Quem se nega a um peixe frito com as temperaturas a aquecer? O mesmo pergunto eu em relação a um linguado com arroz e limão: quem resiste a esta delícia em forma de comida?

Receita de linguado com arroz e limão
Ingredientes:

– 4 colheres de sopa de sumo de limão
– 1 colher de sopa de azeite
– 20 filetes ou postas de linguado
– 2 colheres de sopa de margarina sem sal
– 2 colheres de chá de farinha de trigo
– 1/2 chávena de água
– 1/4 de uma chávena de vinho branco
– 1/4 de uma colher de chá de pimenta preta
– 4 e 1/2 chávenas de arroz branco com grelos já previamente cozinhado
– Salsa q.b.

Preparação: 

Mexa 2 colheres de sopa de sumo de limão com o azeite num recipiente. Ponha o linguado a marinar nesse preparado ao longo de 5 minutos.
Unte o tabuleiro com a ajuda de um bocado de azeite. Ponha as postas de linguado no forno, numa temperatura média/ elevada ao longo de 3 minutos. Vire-as e volte a pô-las no forno ao longo de mais 2 minutos. Mantenha as postas no tabuleiro no interior do forno, mas com ele desligado para que não arrefeça.
Num recipiente, ponha a margarina sem sal, a farinha e misture, sempre em lume baixo. Acrescente a água na mistura de farinha e continue a misturar durante um minuto, sem que retire do lume. Acrescente o vinho, o que falta do sumo de limão, a pimenta e a salsa. Continue a misturar até o molho ficar grosso, 3-5 minutos, aproximadamente.
Tire as postas de linguado do forno, separe em 6 porções e sirva com arroz branco de grelos, que já esteja cozido. Tempere com 2 colheres de sopa do molho de limão e sirva com ervas a gosto e/ou um pedaço de limão.


Related Posts

Coxas de frango com limão e tomilho

Coxas de frango com limão e tomilho

Está mesmo na altura de experimentar esta receita de coxas de frango com limão e tomilho! Há escolhas decisivas na nossa vida. E uma das que mais me dá que pensar é com o que é que eu devo acompanhar um bom prato de frango! […]

Receita rápida de arroz primavera

Receita rápida de arroz primavera

Acredite: este arroz primavera vai passar a ser o seu novo vício (e ainda por cima é saudável)! Não se deixe enganar pelo nome de alguns pratos! Veja, por exemplo, o caso do arroz primavera: este acompanhamento apenas deve estar associado a uma estação do […]