Linguado com arroz e limão

Linguado com arroz e limão

Esta receita de linguado com arroz e limão é de abrir o apetite!

Quando me perguntam o que, para mim, é um dia ideal, um almoço à beira-mar com um belo prato de peixe acaba sempre por fazer parte dos meus planos. E não têm de ser aqueles pratos banais, que podemos provar em qualquer altura. Por exemplo, uma vez saboreei umas almôndegas de peixe à beira-mar plantado e esse prato soube-me pela vida! Quis logo aprender a receita e tudo! E um peixe frito? Quem se nega a um peixe frito com as temperaturas a aquecer? O mesmo pergunto eu em relação a um linguado com arroz e limão: quem resiste a esta delícia em forma de comida?

Receita de linguado com arroz e limão
Ingredientes:

– 4 colheres de sopa de sumo de limão
– 1 colher de sopa de azeite
– 20 filetes ou postas de linguado
– 2 colheres de sopa de margarina sem sal
– 2 colheres de chá de farinha de trigo
– 1/2 chávena de água
– 1/4 de uma chávena de vinho branco
– 1/4 de uma colher de chá de pimenta preta
– 4 e 1/2 chávenas de arroz branco com grelos já previamente cozinhado
– Salsa q.b.

Preparação: 

Mexa 2 colheres de sopa de sumo de limão com o azeite num recipiente. Ponha o linguado a marinar nesse preparado ao longo de 5 minutos.
Unte o tabuleiro com a ajuda de um bocado de azeite. Ponha as postas de linguado no forno, numa temperatura média/ elevada ao longo de 3 minutos. Vire-as e volte a pô-las no forno ao longo de mais 2 minutos. Mantenha as postas no tabuleiro no interior do forno, mas com ele desligado para que não arrefeça.
Num recipiente, ponha a margarina sem sal, a farinha e misture, sempre em lume baixo. Acrescente a água na mistura de farinha e continue a misturar durante um minuto, sem que retire do lume. Acrescente o vinho, o que falta do sumo de limão, a pimenta e a salsa. Continue a misturar até o molho ficar grosso, 3-5 minutos, aproximadamente.
Tire as postas de linguado do forno, separe em 6 porções e sirva com arroz branco de grelos, que já esteja cozido. Tempere com 2 colheres de sopa do molho de limão e sirva com ervas a gosto e/ou um pedaço de limão.

(Visto 624 vezes)

Artigos Relacionados

Panadinhos com arroz: um petisco prático e delicioso!

Panadinhos com arroz: um petisco prático e delicioso!

Esta receita de panadinhos com arroz tem tudo para agradar miúdos e graúdos! Diga-me uma coisa: é daquelas pessoas que não resiste a uns bons panadinhos? Então, temos, pelo menos, uma coisa em comum! E eu, em vez de comprar aqueles panados que já estão […]

Bolo de iogurte e limão: um dos mais fáceis e saborosos!

Bolo de iogurte e limão: um dos mais fáceis e saborosos!

Simples, rápido e delicioso: o que mais podemos querer deste bolo de iogurte e limão? Nesta Páscoa, foi assim, tomo uma decisão e quis variar. Por exemplo, em vez de preparar um típico folar ou alguma sobremesa que incluísse amêndoa ou chocolate – os ingredientes […]