Lapas grelhadas com limão à moda dos Açores

Lapas grelhadas com limão à moda dos Açores

Decidi matar saudades da minha terra com esta receita de lapas grelhadas… Fiquei deliciado… e até me emocionei!

Como nem sempre o trabalho me permite visitar a minha terra-natal tantas vezes como gostaria, tento trazer um pouco dos Açores para o meu dia a dia no continente. E há tanta coisa por explorar, em termos gastronómicos… E não julgue que só me refiro a doces para saborear no Natal ou no Carnaval, quando as saudades apertam mais… Por exemplo, agora no verão, adoro preparar umas entradas que são bastante apreciadas nos Açores, como as lapas grelhadas com limão!

Receita de lapas grelhadas com limão à moda dos Açores
Ingredientes:

– Lapas
– Manteiga
– Alho
– Massa malagueta q.b.
– Limão branco

Preparação:

Lave as lapas. Fatie os dentes de alho de forma fina. Reserve. Disponha as lapas num grelhador, mantendo a concha para baixo: assim, o molho nunca vai derramar.
Deite por cima de cada lapa o alho picado, a massa de malagueta, um bocado de manteiga e sumo de limão.
Leve as lapas a grelhar até que estas se comecem a soltar das conchas. Sirva quentes, no recipiente onde foram grelhadas, com um bom pedaço de pão e um ou outro pedaço de limão.

Após um delicioso prato principal, que tal terminar a refeição com uma sobremesa de 5 estrelas… e também oriunda dos Açores? Sim, experimente estas queijadas Dona Amélia… mas cuidado: pode ficar mesmo muito viciado!


Related Posts

Receita de camarão cozido: para entrar com o pé direito na ceia de Natal!

Receita de camarão cozido: para entrar com o pé direito na ceia de Natal!

Quer melhor entrada para a ceia do que um belo prato de camarão cozido? Ao longo do ano, e muitas vezes (felizmente!), o camarão rende um excelente acompanhamento, independentemente do “ingrediente protagonista”. Seja um cuscuz, umas batatas gratinadas ou ainda um caril de peixe. Não […]

Dashi: um restaurante que junta Açores… ao Japão!

Dashi: um restaurante que junta Açores… ao Japão!

Nunca pensou que se podia unir os Açores ao Japão? Pense duas vezes… Devo confessar: por muitos anos que passe em Portugal Continental, nada me tirará as raízes açorianas. Todos os dias, recordo-me da simpatia dos meus conterrâneos. Das paisagens maravilhosas. Dos sabores quase irrepetíveis. […]