Regressei às minhas origens com este folar açoriano!

Regressei às minhas origens com este folar açoriano!

Caros amigos, apresento-vos ao folar açoriano! Vai ser a sobremesa mais saborosa que vão provar neste domingo!

Se há coisa de que me orgulho – e nunca me esqueço – é das minhas raízes açorianas! Sempre que estou um pouco mais disponível, adoro visitar a minha terra-natal: a ilha Terceira. Mas como o tempo não estica, por vezes, acabo por matar as saudades é mesmo na minha cozinha, principalmente em quadras festivas, como o Natal ou, agora, a Páscoa. É por isso que, este ano, preparei um folar açoriano, cozido num forno de lenha (ou, para os mais modernos, num forno elétrico). Hmmm… uma delícia! É um daqueles bolos que devemos mesmo partilhar com quem mais gostamos! E ainda vai a tempo de fazer!

Receita de folar açoriano
Ingredientes:

– 800 g de farinha
– 100 g de manteiga
– 3 ovos
– 10 colheres de sopa de açúcar
– 250 ml de leite
– 1 saqueta de fermento granulado
– 1 colher de café de canela (facultativo)
– 1 colher de café de sal fino
– Raspa de metade de 1 limão
– 1 ou 2 ovos cozidos com casca de cebola para decorar o folar
– 1 gema de ovo para pincelar

Preparação:

Dissolva o fermento num bocado de leite morno. Prepare uma massa através do fermento diluído, 100 g de farinha e uma colher de sopa de açúcar. Deixe que levede ao longo de meia hora numa área morna.
À parte amasse aquilo que falta da farinha com os ovos, juntamente com o que falta do açúcar e o leite. Amasse até confirmar que a massa se encontra leve e arejada.
Adicione a manteiga derretida, a raspa de limão, a canela e o sal. Mexa todos os ingredientes corretamente e adicione o fermento levedado.
Continue a amassar até a massa se desprender das mãos. Tape a massa através de um pano e envolva o alguidar numa manta.
Deixe que levede ao longo de 5 horas numa área aquecida.
Molde a massa numa bola, polvilhando com farinha até esta se soltar dos dedos. Ponha os ovos cozidos por cima. Prenda os ovos através de tiras de massa. Pincele o folar através de uma gema de ovo e ponha a cozer num forno quente.
Depois, segundo a tradição, cada folar é posto sobre uma folha de conteira, o que dá um sabor bastante especial e rústico à base da massa.


Related Posts

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Este bolo de chocolate é fofinho… e é mesmo de chorar por mais! Não, nem todos os bolos de chocolate têm de ser iguais. Por exemplo, uns não têm um único grama de açúcar e farinha. Outros combinam chocolate com frutos, enquanto há bolos de […]

Cupcakes de canela: um doce de Páscoa surpreendente!

Cupcakes de canela: um doce de Páscoa surpreendente!

Esta receita de cupcakes de canela consegue agradar o paladar de qualquer pessoa! Também nos doces da Páscoa se aplica o velho lema de que “os olhos também comem”! Sim, não basta serem receitas fáceis de preparar. Ou cujo resultado seja irresistivelmente delicioso! Não: a […]