É ideal para quem tem depressão, colesterol alto, problemas de sono… Vale mesmo a pena conhecer o kefir!
E se lhe disser que existe um alimento que ainda é desconhecido para a maior parte das pessoas? É um ingrediente que faz parte dos alimentos saudáveis, trazendo uma lista (grande!) de vantagens para o nosso corpo e para a nossa cabeça! Está sentado? Então, seja apresentado ao… kefir!
O kefir é um alimento repleto de pequenos organismos que só nos fazem bem à saúde. Tal como já deve ter reparado pela foto, o kefir parece uma couve-flor, apesar de ser tão pequeno como uma ervilha ou uma noz.
Os seus grãos fermentam em leite animal (é o caso do leite de vaca) ou vegetal (leite de soja, de arroz…). No entanto, também podemos encontrar kefir de água.
Mas quais são as importantes vantagens do kefir? Estas que vou enumerar são apenas algumas:
– É um poderoso aliado no equilíbrio da flora intestinal e ajuda à absorção correta dos nutrientes;
– Reduz o colesterol;
– Tranquiliza o sistema nervoso – daí que seja tão bom para quem está com depressão ou tem problemas de sono, entre outros exemplos;
– Impede problemas de rins, de vesícula e de fígado;
– É bom para quem tem uma leve intolerância à lactose: afinal, os seus organismos consomem a maioria da lactose ao longo da fermentação.
Ou seja, é um superalimento! E o mérito pertence apenas ao próprio kefir, que é um ingrediente riquíssimo em nutrientes: minerais, proteínas, vitaminas… Ah, e ainda tem poucas calorias: são só 41 em 100 ml.
Com um ingrediente que se aproxima tanto da perfeição, já se deve perguntar aonde é que pode adquirir kefir. E aí está outra grande curiosidade: geralmente, a sua aquisição é feita a partir de doação. Sendo assim, alguém pede a uma outra pessoa que já tenha. Se estiver interessado, experimente ir a páginas de Facebook que se dedicam exclusivamente à disponibilização de kefir.