Apresento-lhe esta receita de éclairs… mas depois não me responsabilize pelos quilos a mais!
Eu bem que posso tentar que o chocolate não seja o protagonista de doces ou sobremesas deliciosas. E os resultados são excelentes para os paladares de quem os prova. Mas, mesmo com receitas tão boas, lá volto eu para o chocolate! Sou um viciado nesse ingrediente, confesso! Desta vez, tentei fazer um doce de pastelaria… em casa! Vai um destes éclairs?
Receita de éclairs
Ingredientes (para a massa):
– 150 ml de água
– 2 ovos batidos
– 50 g de manteiga
– 65 g de farinha de trigo
Ingredientes (para o recheio):
– 1 colher (chá) de essência de baunilha
– 300 g de natas
Ingredientes (para a cobertura):
– 100 g de chocolate
– 150 g de natas
Preparação:
Acenda o forno com uma temperatura de 220ºC.
Para preparar a massa, derreta a manteiga num tacho com a água. Deixe que ferva.
Adicione a farinha, misturando bem até que fique solta das paredes do tacho.
Passe o preparado para uma tigela. Deixe que arrefeça ao longo de 10 minutos e junte os ovos, gradualmente, até obter uma mistura firme.
Ponha a massa no saco de pasteleiro com um bico liso. Disponha tiras de 10x10cm num tabuleiro ligeiramente molhado, deixando 5cm de intervalo entre cada tira.
Leve ao forno ao longo de 25 minutos, até os éclairs ficarem maiores e estaladiços. Passe os doces para uma grelha e faça uma fenda num dos lados de cada um: assim há uma libertação do vapor. Deixe que seque.
Para a cobertura de chocolate, ponha os ingredientes ao lume e aqueça até eles ficarem derretidos, sem deixar que ferva.
Para o recheio, coloque os ingredientes, já misturados, num saco de pasteleiro. Este saco deve contar com um bico de 1,5 cm e com um formato de estrela. Encha cada um dos bolos através deste creme.
Cubra os éclairs através da cobertura de chocolate. Deixe que arrefeça. Sirva.