5 formas de identificar um psicopata

5 formas de identificar um psicopata

Cuidado: pode estar a conviver com um psicopata… e nem sequer desconfiar!

No mundo das relações, nem sempre tudo é o que parece… Como é óbvio, há muitos amigos em quem podemos confiar, mas também existe muita gente que esconde um perfil nada amigável atrás de uma aparente empatia. E, em alguns casos, é muito mais do que falsidade ou hipocrisia. Pode tratar-se mesmo de uma doença – psicopatia. Sim, no seu dia a dia pode conviver com um psicopata… e nem sequer desconfiar!

Esqueça aquela velha ideia de que os psicopatas são só aqueles personagens perigosos que tanto vemos em filmes, séries e novelas.

5 sinais para identificar um psicopata

1. Manipulação

Os psicopatas são “doutores” na arte da manipulação e fazem-no para tirarem algum proveito!

2. Narcisismo

Sim, é verdade que é importante gostarmos de nós próprios, mas os psicopatas exageram – e muito! – nessa característica!

3. A palavra “arrependimento” não faz parte do seu dicionário

Os psicopatas não acreditam em valores, em normas, em leis. E é por isso que não hesitam, nem demonstram arrependimento, em roubar e em enganar. Eles até adoram fazer isso!

4. São peritos em abusos psicológicos

Não se admire se disser que aquelas crianças e jovens que fazem bullying são já psicopatas, mesmo com uma tenra idade! E esses abusos continuam na vida adulta com os colegas de trabalho, com os vizinhos… Não interessa a relação com as vítimas. Estas costumam ter sempre o mesmo perfil: são amáveis e nunca sabem dizer que “não”. Além disso, o psicopata pode sentir inveja das vítimas.

5. Teste do bocejo

Esta é uma informação muito curiosa: de acordo com especialistas, como os psicopatas não sentem empatia, ao contrário do que acontece normalmente, não têm vontade nenhuma de bocejar, mesmo quando veem os outros a fazê-lo. Quem diria, hein?