Este ensopado de enguias vai invadir os seus jantares de grupo!

Este ensopado de enguias vai invadir os seus jantares de grupo!

Eis um ensopado de enguias que é tão delicioso que vai levar qualquer um à loucura!

Reunir com a família e os amigos à volta da mesa é uma ocasião perfeita para partilhar. Partilhar as chatices do trabalho, as alegrias da vida… e uma ou outra receita típica portuguesa. Os amantes de carne podem ficar deslumbrados com um belo arroz de pato, mas, para quem gosta da comida que vem do mar, o ensopado de enguias deve estar no top 3!

Receita de ensopado de enguias
Ingredientes:

– 1 kg de enguias
– Sal
– 3 cebolas médias
– 4 dentes de alho laminados
– 2 folhas de louro
– 5 tomates pequenos
– 1 litro de água
– 1 colher de sopa de colorau em pó
– 1/2 pimento vermelho
– 1/2 pimento verde
– 1/4 litro de vinho branco
– 1 pão duro

Preparação:

Depois de amanhar as enguias (também pode pedir na peixaria para o fazerem), limpe-as e fatie-as. Tempere com sal. Deixe que escorra.
Tire a casca e fatie as cebolas e os dentes de alho, além das folhas de louro. Ponha ao lume num tacho com o azeite. Deixe alourar um bocado e, quando ficar translúcido, acrescente o tomate, fatiado às rodelas, e a água. Deixe que ferva bem e depois junte o colorau e o vinho branco.
Deixe que ferva sem tampa. Acrescente as enguias. Mexa bem. Aguarde que ferva outra vez, corrija o sal e tempere com pimenta, acrescentando ainda os pimentos vermelho e verde já fatiados.
Tape o tacho e deixe que coza ao longo de uns 15  minutos. Desligue.
Se quiser acompanhar com pão, corte em fatias finas e torre-as ligeiramente no forno. Coloque-as no fundo de uma terrina, coloque os ingredientes e tempere com o molho.
Sirva decorado com ervas, se quiser.

Prove receitas cujo principal ingrediente é a portugalidade! É o caso de um caldo verde ou desta francesinha tão boa!

(Visto 1.021 vezes)

Artigos Relacionados

Receita de pudim Abade de Priscos: um clássico da nossa doçaria!

Receita de pudim Abade de Priscos: um clássico da nossa doçaria!

Esta receita é sempre uma garantia de sucesso! Saiba como preparar um pudim Abade de Priscos! Desta vez, vamos explorar um doce tradicional de Braga. O pudim Abade de Priscos é um doce típico dessa região, sendo uma das poucas receitas que o abade de […]

Peixinhos da horta: um petisco tipicamente português!

Peixinhos da horta: um petisco tipicamente português!

Os seus amigos vão amar estes peixinhos da horta, um petisco fácil e rápido de se fazer! Como é maravilhosa a culinária portuguesa, não concorda? Afinal, trata-se de uma gastronomia recheada com as melhores iguarias, seja para começar uma refeição com o “pé direito”, seja para terminar “em […]