Este é o melhor empadão de salmão que alguma vez vai provar!

Este é o melhor empadão de salmão que alguma vez vai provar!

Empadão de salmão: é isto o que seu estômago está a pedir!

O seu sabor, a sua versatilidade… Como é possível não gostar do salmão? Este peixe rende excelente combinações – inclusive com refrescantes rodelas de laranja -, além de ser o protagonista de um bom prato de pataniscas e de umas excelentes espetadas. Agora, junto outra receita a esta lista: um divinal empadão de salmão! Quem consegue resistir?

Receita de empadão de salmão
Ingredientes:

– 1 embalagem de 200 g de puré de batata instantâneo
– 4 postas de salmão
– 2 tomates maduros
– 2 cebolas
– 1 dente de alho
– 1 ovo
– 3 colheres (sopa) de manteiga
– 2 colheres (sopa) de azeite
– 3 colheres (sopa) de vinho branco
– 1 colher (sopa) de polpa de tomate
– 1 colher (sopa) de mostarda
– 15 folhas de manjericão
– Leite q.b.
– Noz-moscada q.b.
– Piripiri q.b.
– Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Faça o puré de batata, acrescentando leite consoante as indicações da embalagem. Acrescente 2 colheres (sopa) de manteiga, tempere com sal, pimenta e um bocado de noz-moscada. Misture bem.
Tire a casca e pique de forma fina as cebolas e o alho. Limpe os tomates, extraia as sementes e fatie em pedaços. Ponha um tacho ao lume com 1 colher (sopa) do azeite, a cebola e o alho e deixe que refogue durante 10 minutos. Acrescente a polpa de tomate e deixe que cozinhe ao longo de mais 5 minutos, misturando sempre. Acrescente os tomates, a mostarda, o vinho branco e um bocado de piripiri, deixando cozinhar, em lume brando, até que os tomates fiquem macios.
Tempere o salmão com um bocado de sal grosso e pimenta. Ponha-o a fritar numa frigideira com o azeite que falta até que fique com um tom dourado dos dois lados, mas sem secar muito. Deixe que arrefeça.
Tire o tacho do lume, acrescente a manteiga que falta e passe com a varinha. Adicione o salmão lascado sem peles, nem espinhas, e as folhas de manjericão partidas com a mão. Envolva. Coloque metade do puré num tabuleiro de louça ou pirex, disponha o preparado do salmão, ponha por cima o resto do puré, alise e pincele com o ovo batido. Coloque no forno já aquecido a 200º C ao longo de 10 minutos. Tire. Sirva, decorado como quiser.

Se estiver à procura de mais receitas de empadão, olhe só para estes dois presentes que lhe envio: um empadão de carne e outro, feito de atum!


Related Posts

Salmão no papelote em cama de vegetais

Salmão no papelote em cama de vegetais

Com esta receita de salmão no papelote em cama de vegetais, não vai sujar nada na cozinha! Se sempre achou que a única – e melhor – maneira de provar salmão seria acompanhá-lo com brócolos… desengane-se! Afinal de contas, este peixe não tem apenas nutrientes […]

Salmão frito: uma alternativa macia e fresca ao bacalhau!

Salmão frito: uma alternativa macia e fresca ao bacalhau!

Rápida, fácil e deliciosa: esta receita de salmão frito é um autêntico milagre de Natal! Aceita um desafio? Neste Natal, experimente preparar aqueles pratos típicos da quadra. Sim, aqueles que metem bacalhau ou peru pelo meio. Mas, se gostar mesmo de cozinhar, não resista em […]