Arroz de cabidela: um prato típico e que nunca sai de moda!
Sem dúvida que o arroz é um dos ingredientes mais populares da nossa gastronomia. Além de poder ser um ótimo acompanhamento – e, por vezes, bem criativo –, o arroz é o protagonista daqueles pratos principais mesmo típicos portugueses. Por exemplo, quem resiste a um arroz de pato? Ou a esta receita de arroz de cabidela?
Receita de arroz de cabidela
Ingredientes:
– 100 g cebola
– 4 dentes de alho
– 4 c. de sopa azeite
– 1 folha louro
– 400 g tomate
– 750 g frango (com sangue) do campo
– qb água
– 1 c. de sopa sal
– 300 g arroz carolino
– 2 c. de sopa vinagre
Preparação:
Num tacho, já com azeite, refogue a cebola e os dentes de alho picados, além da folha de louro.
Pele o tomate, tire as grainhas, corte em pedaços pequenos e acrescente ao refogado. Deixe que cozinhe, misturando de vez em quando até o tomate ficar macio.
Junte o frango em pedaços, 1 colher de sopa de sal e deixe que cozinhe, com o tacho tapado, ao longo de uns 10 minutos, com lume moderado.
Acrescente água quente até o frango ficar coberto, volte a tapar e deixe que ferva de forma suave ao longo de mais 20 minutos. Junte mais um bocadinho de água a ferver para ficar com, aproximadamente, três vezes e meia o volume do arroz. Corrija o sal, caso precise, e assim que retomar a fervura ponha o arroz. Misture e tape.
13 minutos depois, adicione o sangue, previamente misturado com o vinagre. Mexa bem e deixe que ferva mais 1-2 minutos. Tire do lume e sirva logo.
Pode acompanhar com uma salada e, no final, opte por uma sobremesa boa… e portuguesa, com certeza!