Natal sem roupa velha… não é Natal!
Sou um homem de tradições. E, no Natal, isso é mais evidente do que nunca! Na minha Ceia, o bacalhau e o peru são reis e senhores. À meia noite do dia 25, estou na Missa do Galo a celebrar o nascimento do Menino Jesus. Só depois regresso a casa com os meus familiares e amigos para trocarmos presentes num ambiente de alegria e paz. No entanto, as tradições natalícias que tanto me encantam prolongam-se após o nascer do sol, mais propriamente no almoço: sim, eu também sigo a tradição da roupa velha!
Normalmente, na roupa velha, o bacalhau mantém o seu posto de protagonista. Aliás, é por esse motivo que há o hábito de cozer o bacalhau a mais na noite anterior para que sobre para o almoço de Natal.
Contudo, também se pode preparar roupa velha com carne (além do peru, há o cabrito, o leitão…): é tão boa a combinação desse ingrediente com batatas fritas, ovos, azeitonas pretas e salsa (sem esquecer o tempero da cebola, do azeite e do sal)!
Independentemente de ter peixe ou carne, o resultado é sempre o mesmo: uma irresistível mistura de cores e sabores!
Por muito simples que possa parecer esta refeição, a verdade é que, na minha opinião, Natal sem roupa velha… não é Natal! Não há nada que valha tanto como saborear com muita calma esta refeição, com uma banda-sonora apropriada e um doce natalício no final para rematar a roupa velha… e pôr-nos como novos!