O que realmente acontece quando arrancamos um cabelo branco

O que realmente acontece quando arrancamos um cabelo branco

Parece um ato inofensivo, mas a verdade é que arrancar um cabelo branco pode prejudicar a nossa saúde capilar!

O tempo passa mesmo para toda a gente. É impossível ser jovem eternamente e ninguém encontrou uma fonte da juventude, ainda, embora haja excelentes opções naturais para atrasar o envelhecimento. As coisas vão começando a mudar depois de anos, um ou outro cabelo branco lá vai aparecendo e nós vamos percebendo que já não temos a mesma aparência e nem a disposição que um dia tivemos. Parece triste, mas nem é. Trata-se de um processo natural e todos nós passamos por isso. 

Talvez o pesadelo de muitas mulheres nessa fase seja mesmo o surgimento do “temido” cabelo branco. É difícil aprender a lidar com estes cabelos e há aquelas que precisam de arrancar. Mas será que já parou para pensar no que acontece quando arranca um cabelo branco? Bom, talvez pouca gente tenha realmente parado para refletir sobre isso de facto.

Acontece que fazer isso de nada adianta. Sim, pode até ser que se livre do cabelo branco por um tempo, mas ele voltará a crescer em breve e novamente será branco. Isso acontece porque os folículos capilares (onde a raiz de um cabelo se desenvolve) continuarão a fabricar cabelos desta cor. A única sorte que pode ter é que ele nasça com um tom um pouco mais escuro, mas que nem faz muita diferença.

Muita gente ainda é aterrorizada com uma velha história que diz que ao arrancar um cabelo branco, outros crescerão ao redor. De acordo com o cientista e autor de um livro de beleza Randy Schueller, esse é apenas um mito, pois o que se faz para um folículo, não afeta os outros.

A verdade é que sempre é bastante complicado ter que lidar com o surgimento dos cabelos brancos, até porque, quando eles estão a começar a aparecer, não se mostram uniformes e isso acaba por gerar uma certa agonia, principalmente nas mulheres. É difícil resistir em não puxar um cabelo branco, não é? Talvez ainda não seja uma quantidade suficiente para que comece a pintar o cabelo.

É preciso ter cuidado com isso. Ainda segundo Schueller, se tiver o costume de arrancar sempre o mesmo fio, isso pode ir danificar o folículo até que ele pare por completo de produzir um cabelo. Dos males, talvez este seja realmente o pior.

Acontece que quando tiramos rapidamente um pelo de qualquer que seja a superfície da pele (vale não só para a cabeça, mas também para a pele de forma geral), perturbamos e podemos danificar o fino revestimento que possibilita a saída do pelo para a parte exterior, diz o dermatologista Neal Schultz. Quer saber o que isso significa? Cabelo encravado, na certa!

Sem contar que persistir no ato de arrancar os cabelos pode também destruir a sua textura. Quem é que nunca encontrou um cabelo mais grosso que os outros? Ou mais enrolado? Isso é o que pode acontecer.

O facto é que arrancar o querido cabelo branco é apenas perda de tempo. Pode até conseguir livrar-se dele por um tempo, mas é um período muito curto para que valha o esforço e o risco de danificar os seus folículos. Se isso realmente incomoda, a melhor solução é pintar o cabelo.

Após dar uma nova cor ao seu cabelo, aproveite para relaxar num fim-de-semana diferente ou beba café enquanto desfruta de uma excelente vista para a nossa capital. É claro que, se preferir, sempre pode reunir-se com amigos por casa e preparar um lanche delicioso e diferente!

O mais importante é ser sempre feliz, com ou sem cabelos brancos!


Related Posts

Tenha um cabelo hidratado e brilhante… graças ao soro fisiológico!

Tenha um cabelo hidratado e brilhante… graças ao soro fisiológico!

Nada de químicos para deixar o cabelo mais bonito! Opte por um simples soro fisiológico! Os vaidosos têm 1001 cuidados com o seu cabelo. Pesquisam pelas melhores alternativas para assegurar que não se vê um único fio branco (às vezes até há o desespero de […]

Depois de saber isto, nunca mais vai deitar as borras de café para o lixo!

Depois de saber isto, nunca mais vai deitar as borras de café para o lixo!

Não, não estou a brincar: as borras de café são muito mais úteis do que podia imaginar! Este blog devia estar nos favoritos de todos os que adoram um bom café. Mesmo que seja um café um pouco diferente. Embora nem todos os momentos sejam […]