Não cometa estes erros quando faz a marmita

Não cometa estes erros quando faz a marmita

Corrigir estes erros quando faz a marmita pode mudar a sua vida

Os hábitos alimentares têm mudado e há cada vez mais preocupações com o estilo de vida saudável, responsável e económico. Para ser saudável e manter a linha, não basta levar marmita para o trabalho, é preciso que ter uma marmita saudável e equilibrada.

O maior problema das marmitas é que toda a gente as cria como quer e há certos erros que podem tornar a sua marmita menos saudável!

1 – Não preparar uma refeição equilibrada – comer demasiado um alimento e muito pouco ou nada de outro grupo alimentar pode estragar-lhe o dia.
Por exemplo, não consumir hidratos de carbono suficientes e exagerar na proteína, pode fazer com que se sinta cansado ao longo do dia… Na sua refeição deve tentar incluir ingredientes dos principais grupos alimentares: vegetais e frutas; carne, peixe, ovos e leguminosas e hidratos de carbono.

2 – Preparar todas as marmitas da semana no mesmo dia – a comida cozinhada geralmente só dura três a quatro dias, portanto preparar ao domingo refeições para dois dias e a meio da semana preparar as restantes, pode ajudar a sua comida a ser mais saborosa e com menor risco de contaminação.

3 – Não arriscar – comer a mesma coisa todos os dias, além de enjoar, não é nada saudável. Vá variando as suas refeições e sendo criativo…
Planeie com antecedência e faça dois ou três pratos diferentes e combinações variadas.

4 – Não armazenar corretamente a comida – os recipientes em que guarda a sua comida podem afetar a durabilidade da refeição, mas também as quantidades que faz e come.
No primeiro caso, recipientes de plástico fino e que selam mal pode fazer com que a comida se estrague mais depressa. No segundo, usar recipientes muito grandes faz com que acabe por preparar comida a mais e comer demais.

5 – Não ter uma bolsa térmica – para transportar a sua marmita, retire do frigorifico quando for sair de casa, utilize uma bolsa térmica no transporte e coloque no frigorifico assim que chegar ao trabalho.
O ideal é que os alimentos fiquem no máximo uma hora fora da refrigeração. Se não tiver frigorifico no trabalho, a bolsa térmica é ainda mais importante para garantir a qualidade dos alimentos e evitar uma intoxicação.

Uma boa sugestão de refeição saudável para levar para o trabalho, são estes panados de frango com um iogurte de frutas e cereais para o lanche.
Quando chegar a casa já pode abusar um bocadinho e comer um lemon curd por si só ou como recheio de um bolo!


Related Posts

No Rio de Janeiro, vivi uma experiência única no restaurante Térèze!

No Rio de Janeiro, vivi uma experiência única no restaurante Térèze!

O melhor da gastronomia tem endereço: o restaurante Térèze! Se na semana passada lhe apresentei um restaurante carioca com sabor português, desta vez destaco um espaço igualmente situado no Rio de Janeiro, mas que conta com uma ementa cuja estrela é a cozinha internacional. Acredite: […]

Clube de Vídeo: um restaurante cujo nome não é nada do que parece…

Clube de Vídeo: um restaurante cujo nome não é nada do que parece…

Os sabores de Itália (e não só) estão em Lisboa com este Clube de Vídeo! Mais do que um restaurante, hoje apresento-lhe uma história de vida inspiradora que conheci a partir do site NiT. A protagonista é Erica Porru, de 54 anos, que, durante mais […]