Receita de caldeirada light

Receita de caldeirada light

Faça uma receita de caldeirada sem se preocupar com a linha

Quando pensamos em caldeirada pensamos naquelas comidas tradicionais de conforto! Mas e se eu lhe disser que existe uma receita de caldeirada light que é perfeita para aliar o lado tradicional português com o lado mais moderno do culto do corpo?

Esta receita de caldeirada é considerada light porque em vez de ter uma grande variedade de peixes acompanhados de batata, tem vários legumes a acompanhar um único peixe e algum marisco para enfeitar e dar sabor. E o melhor é que não tem a batata, por isso, não tem hidratos! Quer ver como se faz?

Receita de caldeirada light com cação e legumes

Ingredientes:

– 400 gr de filete de cação
– 1 pimentão vermelho médio
– ½ pimentão amarelo médio
– 4 tomates pelados
– 1 malagueta pequena
– 4 camarões grandes sem cabeça
– 4 mariscos médios com concha
– 2 colheres (de sopa) de azeite
– 1 L de caldo de peixe
– ½ L de água
– 1 chávena de salsa picada
– erva-doce q.b.
– sal q.b
– pimenta q.b

Preparação:

Lave o peixe, filete-o e corte-o em pedaços médios. Reserve. Lave os mariscos que escolheu, bem como os camarões. Não se esqueça de lhes retirar as cabeças e a casca.
Limpe o interior dos pimentões e corte-os em tiras não muito finas e pique os tomates em pedaços pequenos.
Leve ao lume em azeite, os pimentões, os tomates e a ervas doce. Vá mexendo de vez em quando até ter os legumes macios. Adicione o caldo de peixe, a água e o sal. Tape durante 20 minutos, mas vá mexendo. Acrescente o peixe e cozinhe durante 5 minutos.
Por fim, veja se o tempero precisa de acertos e junte o camarão e o marisco que escolheu. Decore com a salsa picada, sem ser preciso levá-la ao lume.

Se em vez de uma caldeirada, preferir uma cataplana, pode rever a receita que lhe mostrei há alguns tempos aqui.


Related Posts

Receita de sopa de beterraba, uma excelente entrada!

Receita de sopa de beterraba, uma excelente entrada!

Esta sopa de beterraba tem ou não tem um aspeto irresistível? Sopa vermelha? Sim, não se admire: esta entrada existe e tem um sabor irresistível! Esta é mais uma prova de que, na cozinha, podemos experimentar pratos diferentes com ingredientes que nem sequer costumamos usar […]

Arroz árabe: um acompanhamento diferente, bom… e saudável!

Arroz árabe: um acompanhamento diferente, bom… e saudável!

Para além de todas essas qualidades, esta receita de arroz árabe é ainda bastante simples! Que ninguém que adore culinária alguma vez possa achar que um acompanhamento não tem assim tanta importância! Esse ingrediente pode definir se um prato fica ou não mais saudável. Esse […]