Receita de cherne de fricassé

Receita de cherne de fricassé

Este fricassé é bom com qualquer peixe, mas é uma delícia com cherne!

Sabe o que é fricassé? Aposto que sim! É aquele molho de ovos e limão. Mas sabia que noutras partes do mundo quer dizer outras coisas? Eu não fazia ideia!
Descobri há pouco tempo que no Brasil e na França significa guisado com molho branco e noutros países é um molho, mas que não leva ovos.

Com tanta explicação, consegue adivinhar se a receita de fricassé que trago hoje é portuguesa? É sim senhora!

Receita de cherne de fricassé
Ingredientes:

– 500 gr de cherne
– 2 colheres (de sopa) de manteiga
– 1 cebola
– 2 gemas
– sumo de limão q.b.
– água q.b.
– sal q.b.
– pimenta q.b.
– salsa q.b.

Preparação:

Comece por retirar as peles e as espinhas do peixe e corte-o em filetes. Tempere com sal, sumo de limão e um bocadinho de pimenta.
Entretanto, coloque num tacho a cebola picada e a manteiga e leve ao lume. Junte o peixe, quando a cebola já estiver mole, e deixe refogar lentamente. Se for necessário, retifique os temperos.
Acrescente algumas colheres de sopa de água para aumentar o molho.
Quando o peixe estiver pronto, retire do lume, coloque num prato e tape para que se mantenha quente.
Agora, bata as gemas com o sumo de limão e junte o molho que ficou da cozedura do peixe para que engrosse, sem ir ao lume.
Por fim, pique a salsa para o molho e espalhe-o bem quente sobre o peixe.

Até que esta receita não foi muito difícil. E o melhor é que a podem adaptar para qualquer tipo de peixe e até de carne pois existe fricassé de tudo!

Se gostou desta receita porque é fã de peixe com molho, que tal sair um bocadinho da sua zona de conforto e experimentar a receita que deixo aqui de pescada com molho de tomilho e esparguete? É uma maravilha!!


Related Posts

Salmão no papelote em cama de vegetais

Salmão no papelote em cama de vegetais

Com esta receita de salmão no papelote em cama de vegetais, não vai sujar nada na cozinha! Se sempre achou que a única – e melhor – maneira de provar salmão seria acompanhá-lo com brócolos… desengane-se! Afinal de contas, este peixe não tem apenas nutrientes […]

Caril de peixe e camarão

Caril de peixe e camarão

Que receita maravilhosa: um caril de peixe e camarão! Não posso negar que a gastronomia portuguesa tem um lugar cativo no meu estômago. Mas, uma vez ou outra, gosto de dar oportunidades à culinária de tantos outros países… como a Índia, porque não? Afinal, é […]