Os mitos e as verdades sobre o microondas

Os mitos e as verdades sobre o microondas

Confesso que o microondas é o meu melhor amigo nos dias mais ocupados. Chegar a casa e aquecer comida em menos de cinco minutos, sem grandes complicações e perdas de tempo, não podia ser melhor. São várias as teorias acerca do microondas, mas serão realmente verdade ou não passam de mitos? Hoje desvendo-lhe alguns mitos e verdades sobre o microondas.

Será que aquecer os alimentos lhes retira os nutrientes?

Mito!

Os alimentos quando são expostos a altas temperaturas acabam por se alterar e é normal a perda de nutrientes. Isso acontece sempre, seja qual for a forma como aquece o alimento. O microondas não tira mais nutrientes do que uma panela ou um grelhador, pelo contrário, é até um dos equipamentos que mais retém vitaminas e outras substâncias.

As micro-ondas são absorvidas pelos alimentos?

Mito!

Os alimentos não são capazes de absorver as micro-ondas emitidas pelo aparelho.  A sua única função é a de aquecer e o calor é a única coisa que se mantém no alimento após o microondas ser desligado.

Os níveis de radiação são inseguros para os usuários do microondas?

Mito!

Não há um estudo que prove que o aparelho não representa qualquer problema para a saúde, mas o nível de radiação é muito baixo e não é considerado perigoso.  Se ainda assim preferir manter-se cauteloso, a melhor solução é escolher um aparelho de qualidade e manter-se afastado durante o aquecimento.

A água explode no microondas?

Verdade!

Em algumas situações, pode ocorrer o aquecimento excessivo do líquido, sem que se formem aquelas bolhinhas que costumamos ver, quando isso acontece acaba por explodir.

Como qualquer aparelho, o microondas necessita dos seus cuidados, mas a verdade é que não representa perigo como alguns mitos fizeram crer.

 

Se gostou destas dicas acerca dos mitos e verdades sobre o microondas, espreite também as dicas acerca do poder da Aloé Vera para a sua saúde aqui.


Related Posts

Piquenique de verão: estes são os melhores alimentos!

Piquenique de verão: estes são os melhores alimentos!

Quer um piquenique de verão e bastante saudável? É só seguir estas dicas! Com os dias de verão, só dá vontade de sair de casa, mesmo com todos os cuidados, devido à pandemia Covid-19. Que tal preparar um piquenique? É uma refeição de sonho, à […]

Siga estas 5 dicas, para reduzir o consumo de sal!

Siga estas 5 dicas, para reduzir o consumo de sal!

Cá em casa, sigo cada uma destas dicas para reduzir o consumo de sal! A 3.ª é essencial! É certo que dá tempero aos alimentos, mas o sal é um daqueles ingredientes que deve ser controlado, pela nossa saúde e pela saúde daqueles a quem […]