O L’AND Restaurante, na Herdade do Freixo, realizou o seu primeiro jantar vínico. O chef Miguel Laffan e sua equipa foram os responsáveis por um jantar, no passado dia 5 de Maio, no qual se misturaram aromas, sabores e vinhos.
Saborear novos vinhos
Foi ocasião perfeita para a estreia do Freixo Chardonnay 2016 e a apresentação do Freixo Reserva branco 2016, ambos da Herdade do Freixo. Provados pela primeira vez, o Freixo Chardonnay 2016 é fresco e elegante e o Freixo Reserva branco 2016 mostrou ser um vinho rico e fresco, de prazerosa persistência e harmonia.
Um jantar em que o tema principal são os vinhos tinha tudo para dar certo. A sala encheu para saborear os novos vinhos e as iguarias do chef Miguel Laffan, que já tem uma estrela Michelan. O chef mostrou-se agradecido por ter sido o escolhido pela Herdade do Freixo para dar vida a este jantar.
Os pratos foram chegando, para os brancos o ‘Lavagante tépido com puré de funcho, vinagrete de laranja e bergamota’, seguiu-se ‘Bolinho de caça e foie gras, cozido a vapor, shiso e trufa negra’, para acompanhar divinalmente com o Freixo Reserva tinto 2014. Foi servida também ‘Presa de porco de raça alentejana, raízes de inverno, salsa e alho doce com essências do bosque’ que fez brilhar o Freixo Family Collection 2014, considerado o melhor da Herdade do Freixo. A sobremesa foi ‘Lichia in the Sky with Diamonds’, para além de muito saborosa, parecia uma obra de arte.
A ambição da Herdade do freixo é posicionar-se como uma referência na produção de vinhos brancos do Alentejo. A produção de brancos de 2016 na Herdade do Freixo “alcança já cerca de 1/3 da produção total e caminhará para os 40-50% num futuro próximo”, diz Carolina Tomé, responsável de marketing. A Herdade tem 300 hectares de paisagem alentejana, em equilíbrio com as vinhas, a 450 metros de altitude.