A pesquisa começou a ser feita em 2004 e desde aí, outros estudos têm vindo a comprovar o que as nossas avós bem diziam “o vinagre serve para tudo”, neste caso, até para queimar gordura e emagrecer.
O vinagre pode ser um grande aliado da dieta, mas porquê? Tem pouquíssimas calorias, ajuda a estabilizar o açúcar no sangue e diminui o apetite. Ainda precisa de mais razões para o começar a incluir mais no seu dia-a-dia?
O tempero baixa até 25% a glicose no sangue, mesmo após uma refeição à base de pão e massa. O ácido acético que compõe o vinagre ainda inibe os hidratos de carbono e suas enzimas digestivas. O resultado: sempre que temperar a salada com este aliado, estará a contribuir para queimar umas gordurinhas.
Mas não pense que é para começar a consumir vinagre a torto e a direito: é seguro ingerir entre duas e quatro colheres de sopa por dia. Mais do que isso pode prejudicar o seu aparelho gastrointestinal. Se tem o estômago sensível, o cuidado deve ser redobrado: consulte o seu médico.
Vinagre para todos os gostos:
O vinagre é feito a partir de frutas ou cereais. Hoje em dia existem vários tipos de vinagre, adequados aos mais diversos sabores da culinária.
Balsâmico: extraído da casca da uva, pode ser usado em carnes vermelhas grelhadas ou sobremesas.
Arroz: é comum na culinária oriental, no preparo do arroz usado no sushi, molhos agridoces, sopas e legumes.
Vinho tinto: ideal para preparar carnes vermelhas assadas e verduras cozidas.
Vinho branco e de framboesa: ideais para marinar peixe.
Maçã: para sopas frias como o gaspacho.
Veja também como pode perder uns quilinhos com a água de aveia, aqui.