Desde que me lembro que o sumo natural de laranja está presente no dia-a-dia dos portugueses. É associado como sendo a alternativa saudável aos refrigerantes quando o pequeno-almoço ou lanche, é feito em cafés ou pastelarias. Mas será que por ser sumo extraído da fruta é assim tão saudável? Hoje ajudo a desvendar cinco mitos e verdades sobre o sumo de laranja.
Mitos e verdades sobre o sumo de laranja
1-A vitamina C que o sumo tem aumenta a nossa imunidade.
Verdadeiro.
A vitamina C é importante para o ferro ser absorvido, e para a formação dos glóbulos vermelhos. Tem ação antioxidante, ajuda a previnir infeções, gripes e constipações. Também mantém a saúde dos dentes e gengivas.
Como a vitamina C é um nutriente que só conseguimos obter a partir de alimentos, a laranja fornece quase 100% da dose recomendada diariamente.
2- Protege o coração
Verdadeiro.
Como tem propriedades antioxidantes, aumenta a nossa resistência a infeções e auxilia na vasodilatação das artérias, o que ajuda na prevenção de problemas vasculares.
3-A bebida pode engordar
Verdadeiro.
No mínimo são necessárias três laranjas para fazer um copo de sumo. Isto traduz-se na ingestão de 3 vezes mais açúcar do que comesse simplesmente uma laranja.
4- Pode provocar gastrite
Verdadeiro.
Principalmente quando a pessoa tem pH gástrico ácido. Para não prejudicar a sua saúde, acrescente mais água ao seu sumo de laranja ou acrescente legumes e frutas.
5-Tem menos calorias que os refrigerantes
Falso.
Um copo de 200 ml de sumo de laranja tem 118 calorias e a mesma quantidade de refrigerante tem aproximadamente 80 calorias. No entanto é importante ressaltar que o sumo de laranja não tem quaisquer corantes e conservantes.
Espreite também os truques para passar menos tempo sentado aqui.