Por vezes falta a imaginação para a sopa ideal: os ingredientes possíveis são mais que muitos e às vezes também temos que “desenrascar” com o que temos na nossa cozinha. Considero a sopa um prato para o ano inteiro. Existem sopas mais consistentes para o tempo mais frio e existem sopas mais leves para os dias mais quentes. Na confeção da sopa existem pequenos truques e dicas que podem realmente fazer a diferença.
Dicas para fazer sopa ideal:
Se exagerou na quantidade de sal, a solução é colocar uma batata descascada dentro da panela durante aproximadamente 15 minutos. Vá mexendo sempre.
A sopa parece que perdeu a cor? É sinal que esteve demasiado tempo a cozinhar.
Se é das poucas pessoas que não aprecia de todo comer sopa, o truque é juntar mais ingredientes como feijão, grão, etc.
Tempo de aproveitar. O que sobrou do dia anterior como legumes ou a massa e a carne. Tudo bem triturado e bem temperado, juntamente com água poderá ser uma sopa rica, substituta de uma refeição.
Vinho na sopa? Sim! É uma maneira de o sabor se intensificar. Tenha apenas atenção à quantidade de sal, pois o vinho intensifica o sabor salgado. Por cada litro de sopa deve juntar ¼ de chávena de vinho.
Quando notar que a sopa tem demasiada gordura deve acrescentar uma folha grande de alface à superfície porque esta atrai a gordura, ou deite cubos de gelo e mexa um pouco. Quando os cubos de gelo começarem a absorver a gordura retire-os para que não derretam. Pode ainda retirar a gordura que está visível no cimo com um papel de cozinha.
Para tornar a sopa mais cremosa, mas não demasiado calórica, em vez de natas experimente juntar leite de côco.
O azeite deve ser posto apenas no final da confeção da sopa, quando esta já não estiver ao lume.
Veja também, como fazer uma salada perfeita aqui.