Receita de Alcatra à moda da minha ilha Terceira

Receita de Alcatra à moda da minha ilha Terceira

Depois de ter publicado aqui a receita das Filhoses do Forno tradicionais da minha terra, a ilha Terceira, recebi algumas mensagens a pedir que partilhasse mais alguns pratos da gastronomia açoriana. Por essa razão, e porque gosto de responder às vossas solicitações, desta vez dou-vos a minha receita preferida: Alcatra à moda da ilha Terceira. Este prato é o ex-libris da culinária terceirense e deve ser acompanhado com arroz branco ou batata cozida.

Há quem acompanhe a Alcatra com Massa Sovada, um pão doce típico da nossa ilha.

 

Ingredientes

1/2 l de vinho tinto

3 Kg de carne com osso

200 gr de toucinho fumado

4 cebolas grandes

1 colher de sopa de banha de porco

1 colher de sopa de manteiga com sal

Pimenta da Jamaica (+/- 10)

Sal q.b.

 

Preparação

A carne é cortada aos bocados (tipo quadrados), assim como as cebolas são picadas e o toucinho cortado aos cubinhos pequenos.

É obrigatório utilizar o ‘alguidar de barro’, mas se não tem pode utilizar um tacho que possa ir ao forno bem untado com a banha.

No fundo coloque a restante banha, o toucinho, uma camada de carne, a manteiga e uma camada de cebola, o sal, Pimenta da Jamaica e outra camada de carne acabando com uma camada de cebola.

No fim rega-se com o vinho, sem deixar cobrir o tacho todo.

Vai a cozer no forno em lume brando durante mais ou menos 3horas.

 

 


Related Posts

Rojões de porco com pimentão

Rojões de porco com pimentão

Como é possível resistir a esta receita de rojões de porco com pimentão? Um bom prato de carne – para ser de cinco estrelas – não depende apenas do ingrediente protagonista. Por exemplo, existem outros trunfos que fazem toda a diferença, como os acompanhamentos e […]

Caril de frango: viaje para a Índia… sem sair da mesa!

Caril de frango: viaje para a Índia… sem sair da mesa!

Um prato com todo o sabor… e com toda a cor: fique com esta receita de caril de frango com arroz! Eu bem adoro experimentar receitas típicas do nosso país, mas, por vezes, também não resisto a viajar para outros lugares… sem sair da mesa! […]