Moedas de um cêntimo podem valer milhares

Moedas de um cêntimo podem valer milhares

Algumas moedas de um cêntimo podem valer muito mais do que se esperava quando foram cunhadas. Em Itália, a Casa da Moeda emitiu várias moedas de um cêntimo com um diâmetro igual às moedas de dois cêntimos. De um lado as moedas tinham a indicação do valor e do outro o Mole Antonelliana, em Turim, ao contrário do Castel del Monte, como é habitual.

Vários colecionadores e especialistas dão muito valor a estas moedas, sendo que, por exemplo a empresa numismática de Turim, Bolaffi, levou seis exemplares das moedas a leilão. A base de licitação era de 2.500 euros, mas uma delas chegou mesmo a ser leiloada por 6.600 euros.

O Ministério Público de Itália investigou a situação e verificou que um dos trabalhadores da Casa da Moeda colocou estas defeituosas moedas de um cêntimo nas bases das moedas de dois cêntimos de forma propositada.

Várias destas moedas fora já retiradas de circulação, mas muitos exemplares ainda se encontram pela Europa. Quem sabe se na sua carteira não está, neste momento, uma surpresa?

 

Aproveite para ter em atenção as 7 coisas nas quais o seu chefe repara.