Pão por Deus: uma tradição que tem sido esquecida

Pão por Deus: uma tradição que tem sido esquecida

Ontem comemorou-se o Halloween, uma tradição “importada” (mas não pouco importante) que antecede o Dia de Todos os Santos. Em Portugal, o dia 1 de novembro é também conhecido como Dia do Pão por Deus.
Sabe como é que tudo começou? Foi já há muito tempo atrás, em Lisboa, em 1756. Passava-se um ano desde que tinha acontecido o terramoto que destruiu Lisboa e a vida de milhares de pessoas. No ano seguinte, de forma espontânea, surgiram peditórios para tentar melhorar a situação de muitas famílias que ficaram ainda mais pobres devido ao terramoto. Assim, as pessoas batiam de porta em porta, pedindo qualquer esmola, mesmo que fosse pão, surgindo, desta forma, a expressão “Pão por Deus”. A situação repetiu-se ao longo dos anos e acabou mesmo por se propagandear pelo resto do País.

 

apaopordeus

Nalgumas zonas de Portugal, esta data é chamada de “Dia dos Bolinhos”, porque é, também, costume oferecerem-se bolos, frutas, nozes, broas, entre outros produtos que acabam por compor esta tradição que ganhou diferentes contornos conforme os locais.
Ao longo do tempo, começaram a surgir “regras”, especialmente a partir dos anos 60, quando só as crianças pediam o “Pão por Deus”, durante a manhã. Com o passar dos anos, especialmente a partir da década de 80, a tradição foi desaparecendo e raras são as crianças no País que andam de porta em porta neste dia.
As novas gerações pouco sabem sobre esta tradição portuguesa que marcou muitas infâncias. É pena. Mas cabe-nos a cada um de nós que a história não morra e que, pelo menos, o “Pão por Deus” seja lembrado por todos  e que as novas crianças saibam o que os seus antepassados faziam nesta data. E já agora, porque não transformar este dia numa altura em que se pode, igualmente, destacar a solidariedade de outras maneiras? De algum modo, o simbologia manter-se-ia. Fica a ideia…

 

 

 


Related Posts

Prepare este doce de abóbora e tenha um Halloween mais saudável!

Prepare este doce de abóbora e tenha um Halloween mais saudável!

Quer celebrar o Dia das Bruxas com um doce sem açúcar? Atenção a esta receita de doce de abóbora! Já deve ter reparado que, neste Halloween, meti na cabeça que só ia preparar receitas boas e saudáveis! Aliás, essa é uma regra que tento seguir […]

“O Menino mija?”: descubra esta tradição natalícia dos Açores tão curiosa!

“O Menino mija?”: descubra esta tradição natalícia dos Açores tão curiosa!

A tradição do “Menino mija” aproxima-nos mais uns dos outros… e ainda saboreamos um delicioso licor! Há certas tradições natalícias que são comuns em todas as regiões de Portugal: montar a árvore de Natal semanas antes do dia 25, organizar uma ceia de Natal para […]