Como fazer o seu marido ajudar na limpeza da casa

Como fazer o seu marido ajudar na limpeza da casa

A divisão do trabalho doméstico pode transformar-se num motivo de discórdia entre muitos casais. Por isso, leia estas dicas de como fazer o seu marido ajudar na limpeza da casa.

Muitas vezes, uma pessoa sente que faz mais tarefas, ou até mesmo todas, sem receber ajuda do parceiro, e isso pode causar brigas e ressentimento. Ter um plano claro em mente antes de pedir ajuda ao seu marido evitará que briguem e vai ajudá-los a completar os afazeres domésticos de uma forma que seja mais conveniente e eficiente para o casal.

 

Determine o que necessita ser feito

Crie uma lista de todas as tarefas semanais e quem é o responsável por elas atualmente. Defina as obrigatórias, irá livrar-se de um primeiro obstáculo: o seu marido a ignorar algumas. Além disso, identificar as tarefas exatas vai ajudar o casal a olhar para todos os elementos do trabalho doméstico. As tarefas mais comuns incluem:

Arrumar todos os ambientes da casa.

Lavar as roupas (incluindo passar, dobrar e guardar).

Ir ao supermercado, além de fazer outras compras relacionadas com a casa.

Cozinhar e lavar os pratos.

Pagar e organizar as contas.

Cuidar do jardim.

Levar as crianças para atividades extracurriculares, consultas médicas, etc.

Cuidar dos animais de estimação, incluindo visitas ao veterinário, alimentação, passeios, etc.

 

Marque uma hora para conversar sobre as tarefas

Marque uma conversa para depois de um dia divertido ou para o final da semana de trabalho – evite apenas tentar falar imediatamente após uma discussão ou quando o seu marido estiver ocupado com outra coisa. Abra uma garrafa de vinho, coloque as crianças na cama, desligue a televisão e tenha a sua lista em mãos.

Não aborde o assunto durante uma briga ou situação mais tensa – nunca conseguirá o que merece e precisa.

Evite tratar o seu marido como uma criança ou ser muito autoritária, isso vai acabar por causar uma discussão e continuará tudo na mesma. Além disso, evite fazer-se de mártir – só continuará com raiva enquanto todas as outras pessoas da casa vão simplesmente reconhecer que dá conta de todo o serviço, mesmo que precisem de ouvir as suas reclamações de vez em quando.

1

 

Comece por dizer o quanto admira tudo o que o seu marido faz pela casa e pela família

Mencione as tarefas pelas quais ele já é o responsável e diga como a ajuda dele faz uma grande diferença no quotidiano da família. Depois, explique-lhe que se sente sobrecarregada e que por isso adoraria que ele ajudasse um pouco mais.

Mostre-lhe a lista de tarefas para que ele possa ver claramente a quantidade de trabalhos domésticos.

Diga que a ajuda dele contribuiria para que tivesse-se mais energia e proporcionaria mais tempo de diversão à família, já que agora precisam todos de ficar à espera enquanto você termina os trabalhos.

Evite gritar, ninguém reage bem aos gritos. Ele poderá fugir da conversa caso se sinta repreendido.

 

Seja assertiva

O trabalho doméstico é uma tarefa compartilhada, portanto, não tenha medo de mencionar todos os trabalhos nos quais você precisará de uma mãozinha extra daqui por diante.

Seja paciente se ele se mostrar resistente à ideia. Talvez precise começar a fazer concessões. Escolha duas ou três tarefas nas quais realmente precise de ajuda no momento e comece por elas.

Diga que acredita que certos afazeres poderiam ser feitos de forma mais rápida e eficaz com as habilidades ou o temperamento dele.

 

Defina tarefas fáceis, moderadas e difíceis

Avalie cada tarefa de acordo com seu tempo de duração, nível de esforço físico necessário e a frequência com a qual ela deve ser realizada. Por exemplo, limpar os pisos pode ser uma tarefa moderadamente difícil, já que o chão deverá ser varrido, esfregado, encerado, etc.

Quando estiver a escrever a lista, considere coisas que poderiam tornar a limpeza mais fácil. Por exemplo, vocês poderiam comprar um aspirador de pó mais moderno ou um detergente mais potente? Essas são boas opções de tarefas para o seu marido. Talvez ele sinta um senso de orgulho ao comprar tais produtos e decida usá-los para provar que funcionam melhor do que os antigos.

2

 

Peça ao seu marido para ler a lista e encontrar tarefas que não se importaria de fazer

Incentive-o a escolher alguns afazeres mais simples, além de outros um pouco mais complexos, para que a carga de trabalho doméstico seja distribuída igualmente. Caso ele nunca tenha feito ou não saiba como fazer alguma das tarefas mais difíceis, ofereça-se para ensiná-lo.

 

Reconheçam os pontos fortes de cada um e aprendam com eles

Na hora de dividir as tarefas, parte da conversa deverá tratar das coisas que vocês fazem bem. Algumas tarefas podem ser mais fáceis ou menos stressantes para um dos parceiros, dependendo das habilidades e do temperamento de cada um. Além disso, esta é uma boa oportunidade de conversar sobre o que vocês podem aprender um com o outro para que, no futuro, ambos se sintam mais confiantes com quaisquer tarefas que surjam ao longo da semana.

Criem as vossas próprias listas com as tarefas que vocês acreditem que façam bem, e comparem uma com a outra.

Criem também uma lista de tarefas que vocês odeiem e que gostariam que o outro parceiro fizesse.

Solucionem o problema juntos. Caso existam tarefas que ambos odeiem, trabalhem em conjunto para desenvolver estratégias para realizá-las com mais facilidade. Talvez o casal decida fazer essas tarefas juntos.

Passem algum tempo a ensinar um ao outro a fazer determinadas coisas. Caso o seu marido tenha uma preferência particular em relação à forma de lavar os pratos, peça para ele lhe demonstrar. Assuma o papel de aprendiz e esteja disposta a observar os benefícios de fazer alguma coisa de uma forma diferente da qual estava acostumada. Troque os papéis na hora de falar sobre as tarefas com as quais se sente mais confiante, peça para ele ouvir e participar antes de fazer quaisquer perguntas ou sugestões.

Esteja disposta a ouvir. Não interrompa a outra pessoa quando ela estiver a mostrar uma forma de fazer as coisas. Mantenha a mente aberta e peça ao seu marido para fazer o mesmo por si.

 

Revezem os afazeres

Um dos motivos pelos quais ninguém gosta do trabalho doméstico é a natureza monótona e entediante das tarefas. Tentem fazer uma tarefa em dias ou semanas alternados se nenhum de vocês gosta dela. Por exemplo, esta semana você lava as louças e ele cuida das roupas e na próxima semana vocês revezam. Sentirão que estão a partilhar mais as tarefas e ao mesmo tempo acabarão com um pouco da monotonia.

4

 

Reconheça e incentive os esforços do seu marido

Confie na capacidade dele de fazer o trabalho doméstico da melhor forma possível e abra a mente para o fato de que, embora ele tenha uma forma diferente de fazer as coisas, o método dele também pode funcionar. Caso queira certas tarefas feitas de uma forma muito específica, considere fazê-las por conta própria.

 

Diga como e quando cuida de cada tarefa

Não mande o seu marido fazer o trabalho doméstico de uma certa forma ou num dia específico, mas explique como cuida da casa e o que funciona melhor no seu caso.

Evite falar como se ele fosse uma criança. Tente encarar isso como uma oportunidade de compartilhar o seu ponto de vista, e não de ensinar o seu marido como se ele fosse incapaz ou estivesse com má vontade. Em vez de dizer coisas como: “Lembra-te de fazer isso assim!”, tente usar frases na primeira pessoa do singular (“eu”), como: “Eu gostaria que fizesses isso assim, acho que funciona melhor”.

Esteja aberta a sugestões.

 

Marque um dia por semana para o casal fazer as tarefas domésticas juntos, seguido por um momento relaxante e divertido

As manhãs de sábado poderão ser uma boa opção caso não existam outros compromissos, já que assim vocês teriam o fim de semana livre. De contrário, escolha um momento adequado que permita que cuidem juntos da casa.

Preparem o jantar juntos: este é um bom momento para conversar sobre o dia e para que ambos aprendam novas habilidades, experimentando novas receitas todas as semanas.

Lave a louça enquanto ele seca, ou limpe os pratos enquanto ele os coloca na máquina de lavar louça.

Ligue o rádio enquanto limpam o pó dos móveis da sala. Qualquer coisa que adicione um pouco de lazer e diversão ao trabalho doméstico poderá tornar as tarefas menos assustadoras e transformá-las numa experiência de ligação.

Pense em vocês como uma equipa e nas tarefas domésticas como um jogo no qual precisarão trabalhar juntos para vencer. Mantenham uma tabela de pontos e recompensem-se com uma hora de televisão ou um copo de vinho quando terminarem todo o trabalho.

 

Planeie as limpezas com antecedência

Quando o fim de semana estiver à porta, prepare a mente e o humor dele para as tarefas domésticas. Limpe a casa com ele e limite o tempo para que a sua família não passe o dia todo nas limpezas. O objetivo é fazer o seu marido envolver-se e, se exagerar, talvez ele não queira ajudar de novo. Comece devagar e vá acrescentando mais coisas a partir daí.

Crie uma tabela com todas as tarefas e quando é que elas precisam de ser feitas.

Planeie outras atividades, como dar um passeio ou fazer uma pausa para ler um livro, assim o dia não parecerá repleto de trabalhos domésticos.

 

Crie um sistema de recompensas, que deverá valer para ambos os parceiros

Tente alternar as tarefas e recompensas – a pessoa que limpar a casa de banho esta semana poderá escolher o filme de sexta à noite. Quem limpar o frigorifico ganha uma massagem de vinte minutos antes de dormir.

 

Adquiram o hábito de agradecer um ao outro por manter a casa a funcionar

Os dois contribuem para a harmonia doméstica, portanto, ambos deverão reconhecer isso de vez em quando. Quanto mais os parceiros demonstrarem admiração um pelo outro, mais isso se transformará num hábito saudável.

Agradeça pela realização de tarefas específicas. “Obrigado por teres limpo o chão da cozinha: está a brilhar!”. É muito fácil deixarmos de dar valor às coisas quando elas são feitas todas as semanas.

Relembre a pessoa amada do quanto gosta de ouvir um agradecimento.

Agradeçam um ao outro por quaisquer tarefas extra. Lembre-se de agradecer quando o seu parceiro assumir a responsabilidade por mais tarefas, tirando um pouco da pressão das suas costas, e esteja disposta a retribuir.

 

Lembre-se de que mudar leva tempo

Seja flexível e paciente, vocês precisarão de tempo para transformar as rotinas e os hábitos antigos, principalmente quando um dos parceiros tiver sido intimado a ajudar a manter a casa limpa. Persista até que se torne um hábito, mesmo que precise de colocar lembretes gentis e para um pouco de persuasão adicional. Evite atirar-lhe coisas à cara, vocês os dois estão propensos a cometer erros. Mencione apenas a parte dele do acordo quando deixar de cumpri-la.

 

Conversem todas as semanas sobre isto

Reservem algum tempo para conversar sobre como cuidaram da casa na semana que passou. Evitem colocar a culpa um no outro, todos temos agendas diferentes e nem toda semana é igual. Comece por conversar sobre o que correu bem, em vez de falar sobre o que não funcionou. Concentrando-se no lado positivo, será mais fácil falar das coisas que não saíram conforme o esperado.

 

 


Related Posts

Piquenique de verão: estes são os melhores alimentos!

Piquenique de verão: estes são os melhores alimentos!

Quer um piquenique de verão e bastante saudável? É só seguir estas dicas! Com os dias de verão, só dá vontade de sair de casa, mesmo com todos os cuidados, devido à pandemia Covid-19. Que tal preparar um piquenique? É uma refeição de sonho, à […]

Siga estas 5 dicas, para reduzir o consumo de sal!

Siga estas 5 dicas, para reduzir o consumo de sal!

Cá em casa, sigo cada uma destas dicas para reduzir o consumo de sal! A 3.ª é essencial! É certo que dá tempero aos alimentos, mas o sal é um daqueles ingredientes que deve ser controlado, pela nossa saúde e pela saúde daqueles a quem […]