7 Dicas Para Boas Compras no Supermercado

7 Dicas Para Boas Compras no Supermercado

As superfícies comerciais sabem das fraquezas dos consumidores e acredite que nada é deixado ao acaso. Tudo é pensado e feito para apelar ao consumo. Estas estão desenhadas de forma a persuadir-nos a adquirir determinados alimentos, influenciando-nos pela sua imagem e pelas sensações que estas nos despertam. Todos temos de comprar os produtos de mercearia, frescos, limpeza, de higiene, entre outros, o problema está, muitas vezes, nos produtos a mais que se gasta sem necessidade. Uma boa alimentação começa com escolhas inteligentes. É fundamental sabermo-nos focar nas compras realmente importantes, úteis e saudáveis. Por isso, deixo-lhe 7 dicas para fazer boas compras de alimentação:

 

  1. Antes de ir ao supermercado comprometa-se a comprar apenas o que escreveu na sua lista. Desta forma vai diminuir as hipóteses de ser apanhado pela publicidade das marcas de comida. Se já conhecer o supermercado ordene a lista pelos corredores de produtos. Assim poderá fazer as compras de forma mais rápida e eficaz e será mais fácil manter-se dentro do que tinha estipulado.
  2. Olhe as prateleiras de cima a baixo. Os produtos mais caros e que pretendem persuadi-lo com maior intensidade estão na linha dos olhos, mais acima ou mais abaixo estarão os produtos que efectivamente necessita.
  3. Evite ir às compras com crianças, que pedem produtos desnecessários a toda a hora e geralmente nada saudáveis. Vai acabar por fazer uma compra extra que não estava prevista.
  4. Afaste-se da padaria Esta secção e todos os seus corredores são preenchidos com alimentos açucarados, processados, enriquecidos de forma a tornarem-se mais atraentes para o nosso olfato e paladar. Em grande parte dos locais de consumo, a padaria aparece depois dos vegetais e fruta pela simples razão estratégica de que depois de fazer algumas escolhas mais saudáveis está mais à vontade para tomar más decisões.
  5. Aprender a ler os rótulos nutricionais das embalagens dos alimentos é um factor chave para realizar escolhas mais saudáveis. É importante saber que em destaque no rótulo  aparece a quantidade de calorias, gordura, proteína e hidratos de carbono por porção e não por 100g o que nos pode levar a sermos enganados. Verifique se o rótulo tem palavras como “hidrogenado” ou “parcialmente hidrogenado” na lista de ingredientes. Estas são as piores gorduras e que deve evitar a todo o custo.
  6. Os especialistas aconselham a não ir ao supermercado com fome, porque acabará por comprar mais comida “gulosa” do que realmente necessita.
  7. Vá às compras com tempo para que tenha a possibilidade de comparar preços, ler os rótulos, verificar datas de validade e condições da embalagem, em vez de comprar o primeiro produto que lhe aparecer à frente.
(Visited 493 times, 1 visits today)

Related Posts

Piquenique de verão: estes são os melhores alimentos!

Piquenique de verão: estes são os melhores alimentos!

Quer um piquenique de verão e bastante saudável? É só seguir estas dicas! Com os dias de verão, só dá vontade de sair de casa, mesmo com todos os cuidados, devido à pandemia Covid-19. Que tal preparar um piquenique? É uma refeição de sonho, à […]

Siga estas 5 dicas, para reduzir o consumo de sal!

Siga estas 5 dicas, para reduzir o consumo de sal!

Cá em casa, sigo cada uma destas dicas para reduzir o consumo de sal! A 3.ª é essencial! É certo que dá tempero aos alimentos, mas o sal é um daqueles ingredientes que deve ser controlado, pela nossa saúde e pela saúde daqueles a quem […]