5 dicas para poupar ao máximo nas suas despesas

5 dicas para poupar ao máximo nas suas despesas

Viver com um orçamento apertado pode ser uma tarefa difícil. Poupar nestas condições pode ser ainda mais difícil. Mas “don’t worry”, com os hábitos certos é possível economizar com qualquer tipo de orçamento disponível. Confira estas 5 dicas para poupar ao máximo nas suas despesas.

1. Comece pelo princípio, seja realista!
Se pretende economizar ao máximo o seu orçamento apertado, é fundamental que defina metas realistas. Se geralmente o que lhe sobra é pouco ou até mesmo nada, comece por definir uma meta de poupança de baixo valor no primeiro mês. Verá que nos meses a seguir, já com uma maior noção de gestão do seu orçamento, será mais fácil aumentar progressivamente o valor da poupança. Grão a grão enche a galinha ao papo, certo?

2. Guarde cada cêntimo!
Sabe aquelas moedas pretas perdidas pela sua carteira? Guarde-as! Utilize um frasco ou um mealheiro e sempre que as tiver consigo coloque-as lá dentro. Tudo é dinheiro e por isso tudo serve para amealhar uma boa poupança. Quando o recipiente estiver cheio vá ao banco e troque-as. Verá que rapidamente irá conseguir obter uma boa quantia poupada.

3. Reduzir As Despesas
Nem tudo o que adquire é necessariamente essencial. Reflita sobre as suas despesas, sejam as de supermercado, as contas da água ou da luz, e verá que é possível reduzi-las e rendibilizar ao máximo o seu orçamento. Opte por produtos meramente essenciais, por soluções mais baratas que satisfaçam a mesma necessidade. Reajuste os seus pacotes de serviços e corte nos gastos supérfluos. Verá a sua carteira mais pesada no final do mês.

4. Vá menos vezes às compras
Evite visitas recorrentes a locais de consumo. Quantas mais vezes entrar em estabelecimentos comerciais, mais irá comprar, e geralmente o que não é necessário. Mesmo que vá apenas comprar “uma coisinha”, a tentação para levar algo mais pode chamar mais alto. Por isso, reduza a frequência com que vai às compras. Organize-se: faça uma lista geral das compras que necessita efectivamente de realizar e vá apenas aos locais de venda quando esta já estiver bem preenchida. Verá os seus gastos supérfluos decrescer a “olhos vistos”.

5. Coloque automaticamente de lado parte do seu orçamento mensal
De forma a facilitar o processo de poupança e evitar tentações desnecessárias, ponha automaticamente de parte uma parcela do seu orçamento. Defina um montante ou porção fixa dos rendimentos que obtém mensalmente e ponha-a de parte aquando o seu recebimento. Assim irá excluir a hipótese de “acidentalmente” gastar mais do que deveria. Aplique-o em contas poupança ou guarde-o simplesmente debaixo do colchão.

(Visto 814 vezes)

Artigos Relacionados

Pudim de pão: para aproveitar o pão duro e não desperdiçar nada!

Pudim de pão: para aproveitar o pão duro e não desperdiçar nada!

Veja aqui a receita de pudim de pão, que apresentei, hoje, no “Você na TV!” Em tempos de quarentena, decidi apresentar na edição de hoje do “Você na TV!” uma receita perfeita para este período inédito nas nossas vidas. Por um lado, é um doce […]

7 receitas que pode fazer com sobras de frango

7 receitas que pode fazer com sobras de frango

Há sempre aquele frango que, uma vez ou outra, acaba por nos sobrar. Seja porque fizemos comida a mais para o jantar ou simplesmente porque acabaram por não aproveitá-lo para a refeição seguinte. Agora a questão é: o que fazer com as sobras? Temos 7 respostas para si, é só escolher uma destas receitas de frango!