OS BENEFÍCIOS DA HORTELÃ  

OS BENEFÍCIOS DA HORTELÃ   

Conhecida pelo seu aroma único, a hortelã é uma das ervas mais usadas na culinária, acrescentando um toque de frescor único aos pratos. A sua característica verde e vibrante traz também um toque exótico bem interessante.

A hortelã é amplamente utilizada em diversos produtos, como: pastilha elástica, anti-séptico oral, pasta de dentes e cosméticos. Várias bebidas, gelados, xaropes, doces, molhos e muitos, muitos pratos usam a hortelã por causa do seu aroma. Mais importante, porém, são as muitas propriedades medicinais da hortelã, assim como as maravilhas que faz ao sistema digestivo.

 

Propriedades da Hortelã

A hortelã, na sua composição, é rica em ferro, cálcio, magnésio, potássio, sódio e nas vitaminas do complexo B e C. Sem mencionar que esta erva é antioxidante e auxilia na conservação do colágeno da pele e cabelo.

O mentol, substância também presente na hortelã, é conhecido no combate a bactérias e como calmante para dores musculares, além de óptimo anestésico.

 

Benefícios da Hortelã

Auxilia no tratamento de tosses e constipações

Possui propriedades que ajudam a combater vírus e bactérias

Alívio de dores musculares

Ajuda na digestão

Auxilia no tratamento de diarreias, cólicas e dores de estômago

Melhora o hálito

Alivia o stresse

Combate dores de garganta

Limpa o sangue e ajuda na liberação de toxinas. É diurético e útil para eliminar resíduos corporais.

Bom para a saúde oral. É consumida para restringir o mau hálito. Combate bactérias e germes na boca. Também protege os dentes e gengivas.

 

Quais as formas de usar a hortelã?

A hortelã fresca pode ser usada na culinária como tempero, além de ficar excelente quando misturada com outros ingredientes em sumos naturais. Pode ser usada como tratamento na pele, na forma de chá, ou sob a forma de óleo essencial na aromaterapia.


Related Posts

Sopa de tomate e hortelã: para quem é fã de uma boa sopa!

Sopa de tomate e hortelã: para quem é fã de uma boa sopa!

Prepare-se: esta sopa de tomate e hortelã vai dar um novo sentido ao seu paladar! Abril, águas mil. Tal e qual como afirma a expressão popular. Mas se os dias de abril também trouxerem um pouco de frio, não deixe de visitar este blog, onde […]

Gelado de kiwi e hortelã: para aproveitar o verão!

Gelado de kiwi e hortelã: para aproveitar o verão!

Estamos na época do verão… e do gelado! E esta é uma receita única: gelado de kiwi e hortelã! O verão é tempo de descobertas. De descobrir novos lugares para desfrutar na companhia de quem mais gostamos. Encontrar novos hobbies que nos fazem aproveitar da […]