A televisão pública de Portugal vai avançar hoje com a organização do Festival Eurovisão 2018. O evento vai custar cerca de 30 milhões de euros e o MEO Arena foi o local sugerido pela organização.
Foi entregue ao administrador da RTP uma pasta pela organização com as condições para o país anfitrião. É já no dia de hoje que a administração da RTP se vai reunir para começar a preparar o Festival Eurovisão da Canção de 2018. Apesar de ainda ser cedo para avançar com detalhes, sabe-se que já há um pedido da organização: que o festival se realize no MEO Arena, em Lisboa.
Em declarações ao Observador, Nuno Artur Silva declarou “Tenho aqui ao lado a pasta que os responsáveis da Eurovisão deram à delegação portuguesa e vamos começar agora a olhar para ela. Ainda não temos noção do que isto significa”. O administrador da RTP adianta que ganhar era “um cenário possível”, mas “ninguém pensou o que fazer em caso de vitória”. A RTP tem agora um grande desafio entre mãos.
O MEO Arena foi, desde logo, colocado como uma das hipóteses para local do espetáculo. Nuno Artur Silva revelou que a ideia partiu dos próprios organizadores da Eurovisão.
A única forma de prever a dimensão dos custos é olhar para as últimas edições, onde a média rondou os 30 milhões de euros, número que ultrapassa os custos da RTP. Pode vir a ser mais ou menos. Mas é de lembrar que há um potencial comercial muito grande à volta deste evento televisivo. Para além do financiamento próprio dos países que participam na Eurovisão, a RTP pode também ter a ajuda da cidade anfitriã ou dos ministérios da Cultura ou da Economia e de patrocinadores.