O pequeno-almoço ideal para ser saudável

O pequeno-almoço ideal para ser saudável

Confesso que por vezes com “as pressas” matutinas, nem sempre o meu pequeno-almoço é equilibrado e saudável. É qualquer coisa que agarro, que esteja mais à mão, e pronto. Ao fim-de-semana é quando o pequeno-almoço é, definitivamente, uma refeição demorada.

O pequeno-almoço é uma refeição que divide pessoas: existe umas que não saem de casa sem tomar o pequeno-almoço; outras que de manhã afirmam que não conseguem comer nada e outras que “picam qualquer coisa”.

Assim como qualquer outra refeição, deve ser o mais saudável possivel, e ter uma grande variedade de alimentos para começar o dia da melhor maneira.

 

O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia?

O almoço é que deve ser a refeição mais importante do dia. É ele, o responsável por suprir grande quantidade de nutrientes e acaba por equilibrar o restante dia. O pequeno-almoço é importante para todas as pessoas, independentemente da rotina de exercícios, porque, caso não nos alimentemos de manhã, podemos desenvolver um quadro hipoglicêmico grave.

Café preto antes de comer a primeira refeição do dia?

Caso não tenha alguma úlcera ou gastrite, pode consumir normalmente. A questão por vezes, não é o consumo de café antes de tudo o resto, mas sim mistura com o açúcar.

 

Qual será então, o pequeno-almoço ideal?

Para quem pratica desporto mal acorde, deve comer alguma proteína como ovos, leite, queijos e iogurtes.

Grãos e pães também são importantes, de preferência, integrais. Se costuma usar sementes, deve continuar a incluí-las; se não usa, devia começar. Linhaça, quinoa, chia e aveia ajudam a equilibrar o nível de açúcar no sangue e fazem bem para a saúde intestinal.

Frutas como banana, abacate e kiwi são as frutais ideais para comer ao pequeno-almoço. A banana é fonte de fibras, vitaminas e minerais, que também ajuda na digestão. O abacate tem gorduras saudáveis, além de ajudar na absorção de vitamina A.

 

Veja também a receita de parfait de frutos vermelhos, uma excelente opção de pequeno-almoço.


Related Posts

Receita caseira de marmelada de laranja

Receita caseira de marmelada de laranja

Que tal começar uma manhã de inverno com uma rica marmelada de laranja? Muito mais do que um simples fruto. Assim é a laranja, a “rainha das sobremesas”, como costumo dizer! A lista é tão grande: flan de laranja, mousse de laranja, bolo de cenoura […]

Pequeno-almoço saudável e perfeito para quem está de dieta!

Pequeno-almoço saudável e perfeito para quem está de dieta!

5 minutos? Nem precisa de tanto tempo para fazer este pequeno-almoço saudável! De manhã é que se começa o dia! E isto aplica-se também à alimentação! Afinal, já as nossas mães diziam que o pequeno-almoço é a refeição mais importante de todas… mas dá jeito […]